O que a poda promove nas plantas?

O que a poda promove nas plantas?

Entre as diferentes formas de cuidar de plantas, algumas são empíricas, como molhar a terra, colocar as folhagens para pegar sol, replantar em um vaso maior. Porém, existem diferentes técnicas de jardinagem, e a mais importante delas é a poda.

A poda é uma técnica cultural que altera o desenvolvimento das plantas. Com base na biologia da planta e as interações com o ambiente (clima, tipo de solo, histórico da área, etc), devemos saber quais as características o jardineiro irá promover nas plantas. Confira mais informações sobre crescimento apical e crescimento lateral:

Crescimento apical (para cima)

Naturalmente o crescimento das plantas ocorre em direção à ponta dos ramos, de forma apical. Quando retiramos os galhos laterais, ou seja, os que crescem para os lados, estamos estimulando ainda mais o crescimento da planta na vertical. Desta forma, ela busca a luz em altura, ficando com aspecto visual supervertical.

Crescimento lateral (planta mais arqueada, copada)

Quando cortamos o ápice da planta, ou seja, o topo, as pontas dos galhos verticais, estamos estimulando o crescimento lateral da planta. Ela fica “mais larga”, com galhos mais cheios de folhas e em menor altura. Isso ocorre devido à “quebra da dominância apical”, que é um fenômeno fisiológico das plantas, promovido pelo hormônio de crescimento auxina ou AIA (ácido indolilacético).

Principais erros ao podar

  • Usar a ferramenta enferrujada, suja ou contaminada por doenças de plantas – fungos e bactérias;
  • Usar ferramentas mal afiadas;
  • Poda com ferramenta inadequada ao tamanho do galho;
  • Quebrar galhos;
  • Podar sem conhecer a espécie em questão;
  • Podar fora da época recomendada para a espécie.

Confira no blog Jardim das Ideias STIHL como limpar a sua tesoura de jardinagem.

Quer aprender mais sobre podas?

Inscreva-se no Pró-Jardim STIHL, curso online e gratuito da STIHL. Acesse aqui. Acesse também o canal da STIHL no YouTube e acompanhe a série de vídeos sobre podas urbanas com o especialista Sydney Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *