Como limpar a sua tesoura de jardinagem

Como limpar a sua tesoura de jardinagem

Para que seus equipamentos de jardinagem tenham uma vida útil longa e mantenham sempre a qualidade o mais próxima possível de quando eram novos, eles precisam de cuidados – seja na hora de manusear seu jardim ou na hora da limpeza dos utensílios. Hoje vamos falar sobre a tesoura de jardinagem, também conhecida como tesoura de poda. Essas dicas também valem na hora de limpar todos os seus outros apetrechos de jardinagem, ok?

A tesoura precisa de alguns cuidados especiais para que na vez seguinte que você for usar ela, não tenha perdido o fio ou enferrujado, o que pode afetar seu funcionamento. Aqui vão algumas dicas de limpeza:

  • Se quando você for usar sua tesoura encontrar sujeira incrustada nas lâminas, lave com água morna e detergente neutro para a sujeira sair com mais facilidade e você não precisar esfregar.
  • Caso prefira fazer uma limpeza mais minuciosa, pode optar por usar uma escova de dentes ou alguma escova pequena própria para limpeza.
  • Para desinfetar a tesoura, você pode usar produtos específicos para jardinagem ou fazer uma solução simples com uma parte de água sanitária para duas partes de água limpa. Depois de feito, pode deixar a tesoura de molho por 15 minutos.
  • Para remover ferrugem e amolar a tesoura, pode usar lima de afiação para tesouras ou lâminas em geral. Comece pelo exterior e termine pelo interior. Se quiser, o procedimento também pode ser feito com uma pedra de afiar, o resultado também será ótimo.
  • Seque completamente a tesoura para evitar que ela oxide – metal oxida com facilidade.
  • E por último, lubrifique as articulações da ferramenta com algumas gotas de óleo mineral ou de máquina, para evitar a ferrugem.

Lembre-se sempre que qualquer material de metal pode oxidar fácil, então deixe todos os seus equipamentos secos.

Se gostou da dica, comente e compartilhe para que todos seus amigos façam o mesmo – e tenham sempre um jardim bem cuidado!

Um comentário
  1. Ótima instrução e assim nos ajuda a manter o material pronto para os próximos trabalhos

    1. Agradecemos pelo comentário, Marcos! Fique de olho que sempre tem bastante coisa legal por aqui! 😉

    1. Olá, Ilza! Você pode escolher as plantas de acordo com a luminosidade do seu apartamento. Se tiver alguma área com sol pleno, que receba sol direto por mais de 4 horas, pode cultivar temperos, ervas, chás e até frutíferas. Se tiver apenas claridade, você pode cultivar plantas de “interior”, como folhagens e belas plantas de “meia sombra”.
      Cada planta tem uma necessidade específica quanto a regas, adubação e demais cuidados, mas você pode ir aprendendo na prática, dia após dia. Sempre que precisar, escreva para nós 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *