Jabuticabeira em casa: informações e dicas

Jabuticabeira em casa: informações e dicas

A árvore da jabuticaba é linda e pode ser cultivada em jardins, quintais, pomares e até mesmo em vasos. Essa verdinha, com o nome científico de Myrciaria cauliflora, produz flores e frutos que encantam com sua beleza, delicadeza e sabor adocicado.

De origem brasileira, a jabuticabeira é de fácil adaptação climática, sendo cultivada em diferentes regiões do país. Alguns cuidados que devem ser tomados são com geadas, ventos e períodos de estiagens. Essa planta é de porte médio e grande, chegando até quinze metros de altura.

Seus frutos são pequenos, de casca negra e polpa branca, gerados no entre os meses de setembro até fevereiro. A frutinha é utilizada também na culinária e tem vários fins medicinais, nasce e cobre o tronco inteiro com a colheita feita em sua estrutura e galhos. Suas flores são brancas e nascem duas vezes ao ano e encantam. Surgem diretamente do caule, produzindo um efeito maravilhoso.

Cultivo da jabuticabeira

O plantio da jabuticabeira conta com duas opções de processos: através de sementes, onde o resultado leva mais tempo, chegando a demorar de 10 e 15 anos para frutificar; e por meio de mudas já desenvolvidas. Neste caso é importante levar em consideração a qualidade e procedência na hora da compra. Não se esqueça dessa dica. A manutenção é tranquila, uma vez que essas espécies não exigem muito. As irrigações devem ocorrer com frequência, em alguns locais até mesmo diariamente, mas sem excessos. Quanto à adubação, antes de plantar verifique o solo e seus nutrientes, isso auxilia muito no crescimento saudável.

Variedades de jabuticaba

As jabuticabeiras contam com cerca de 10 a 15 espécies diferentes. Separamos as principais e mais conhecidas:

• Jabuticaba Sabará: uma das mais procuradas tem porte médio e produção de frutos médios.
• Jabuticabeira Híbrida: essa árvore tem porte médio, produz muitos frutos ao longo do ano todo. É a mais indicada para vasos.
• Jabuticaba Paulista: é uma das maiores árvores, conta com grande produção de frutinhas deliciosas.
• Jabuticaba Rajada: tem um crescimento médio e seus frutos são grandes. A maturação é mediana.
• Jabuticabeira Ponhema: com porte grande costuma gerar alta produção de frutinhas, que devem ser consumidos quando bem maduros.

Tenha certeza que com uma jabuticabeira você sempre terá safra abundante. Essa árvore pode demorar até dar seus frutos, mas quando começa não para mais. Um segredo: quanto mais velha a árvore, melhor e mais produtiva ela será.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *