15 árvores frutíferas para ter em casa

15 árvores frutíferas para ter em casa

Não tem escolha melhor do que plantar uma árvore frutífera em casa. Além de fornecer uma sombrinha gostosa, elas deliciam o seu paladar com os seus frutos deliciosos. E é difícil alguém não se apaixonar por comer direto da árvore. Para isso, o Jardim das Ideias STIHL trouxe algumas dicas de espécies perfeitas para você plantar aí no seu quintal ou até dentro de casa! Confira a nossa lista.

Jabuticabeira (Myrciaria cauliflora): quem aí não lembra das fábulas do Sítio do Pica-Pau Amarelo, onde a Narizinho amava comer jabuticaba? E não é ficção: o fruto é delicioso e pode ser cultivado na sua casa. Mas tenha um bom espaço, pois ela pode chegar a até 12 metros! Outra fica: proporcione um solo bem drenado, fértil e regas regulares.

Pitangueira (Eugenia uniflora): ela é uma árvore, mas também pode ser um arbusto. As diferenças são claras no tamanho: a árvore pode chegar até 12 metros, enquanto o arbusto alcança até 4 metros de altura.

Amoreira-negra (Morus nigra): essa é uma das queridinhas! Se passar na rua e ver uma amoreira com frutos grandes e escuros, não tem como não pegar um para comer na hora. Ela é uma ótima espécie para fornecer sombra fresca e permitir a passagem de luz no inverno.

Tangerineira/Bergamoteira (Citrus reticulata): não importa o nome: essa árvore vai oferecer frutos deliciosos! Ela ama o clima frio e um solo profundo e permeável.

Limoeiro (Citrus limon): não dá para negar que com alguns limões, a nossa vida fica muito mais deliciosa. Apesar da acidez, o fruto é uma ótima escolha para refrescar. E nada melhor do que poder colher alguns para alguma bebida ou receita. O legal de saber é que um limoeiro pode chegar até 6 metros, nada muito além – perfeito para o seu quintal.

Abacateiro (Persea americana): ela é uma árvore bem alta (pode atingir 20 metros)! Então, garanta que o espaço no seu quintal seja próprio para recebê-la. E é bom que você regue diariamente, pois ela adora água. Só cuide para não receber muito vento.

Romãzeira (Punica granatum L): se você não tem espaço de sobra, fique tranquilo! A árvore não cresce muito  e produz o romã, uma fruta perfeita para a culinária e bebidas. O seu cultivo pode ser direto no quintal ou em vasos.

Aceroleira (Malpighia emarginata): ela pode ser um arbusto ou uma árvore, frutífera e ornamental. O porte é pequeno, podendo ter até 5 metros de altura. Ela é mais rústica e resistente a pragas, além de exigir manejos em menor quantidade.

Lichieira (Litchi chinensis): ela é uma árvore enorme e atinge até 20 metros de altura! Mas fique tranquilo, o seu cultivo pode ser feito em vasos, mas vai necessitar que você fique atento e faça podas para não deixá-la crescer tanto.

Cajueiro (Anacardium occidentale L.): essa é uma ótima árvore para ter em casa. Ela deve ser plantada em condições ideais, para que possa atingir até 20 metros de altura e produzir muitos frutos, além de suportar condições adversas de clima. Ela precisa de regas frequentes no primeiro ano, depois regas quinzenais, sol pleno e solo com boa drenagem.

Goiabeira (Psidium guajava): essa também traz uma boa lembrança de histórias infantis: era a fruta favorita do Chico Bento! E ela pode estar na sua casa. A árvore possui o tronco tortuoso e casca lisa, que a identificam com facilidade. Ainda, elas oferecem a deliciosa goiaba.

Laranjeira (Citrus sinensis): um suquinho de laranja sempre cai bem, ainda mais se for 100% natural. Para ficar melhor, só se ele for com frutos colhidos do seu quintal. Ela tem uma copa densa e um porte médio, o que garante uma boa sombra no verão. Mas só cuide para não deixar os frutos caírem em cima de você!

Araçazeiro (Psidium cattleyanum): essa árvore tem alturas variáveis e pode chegar até 9 metros. Ela precisa de um solo fértil e profundo, com uma exposição direta ao sol. O seu fruto, o araçá, vai trazer bastante visita de pássaros silvestres ao jardim!

Seriguela (Spondias purpurea): ela é uma árvore da família do caju, originária de regiões tropicais da América. A nossa dica é a seguinte: seu tronco torto faz com que ela não seja ideal para locais com passagem, como calçadas ou ambientes do jardim que são essenciais para trabalhar nas manutenções.

Mangueira (Mangifera indica): essa árvore oferece o fruto que é a cara do Brasil: a manga. Ela é uma frutífera que exige espaço, já que pode atingir até 30 metros. Já os seus frutos podem ser colhidos durante a primavera e o verão, estações mais quentes.

E aí, gostou das dicas que trouxemos aqui no texto? Deixe um comentário dizendo qual você tem em casa ou qual você deseja plantar! Até a próxima.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *