Jabuticabeira perdendo as folhas. O que pode ser?

Jabuticabeira perdendo as folhas. O que pode ser?

No outono é sempre igual, as folhas caem no quintal. Mas calma! Se as folhas da sua jabuticabeira estão caindo, pode ser que alguma coisa não esteja certa. Para saber o motivo, continue lendo este post, pois iremos esclarecer todas as suas dúvidas.

Jabuticabeira

A jabuticabeira é uma árvore que pertence à família Myrtaceae. Ela é nativa das regiões Centro, Sul e Sudeste do Brasil e é muito encontrada na Mata Atlântica. Por se tratar de uma árvore perenifólia, não é normal que ela perca as suas folhas.

Por que a jabuticabeira pode perder suas folhas?

A perda das folhas pode acontecer por diversos fatores. Desde a falta ou, até mesmo, o excesso de irrigação; falta ou excesso de nutrientes; excesso de vento; frio intenso ou devido a alguma patologia.

Como evitar que as folhas da jabuticabeira caiam?

A partir dos possíveis motivos pelos quais a planta pode perder as folhas, chegou o momento de investigar!

Irrigação: verifique se a jabuticabeira possui uma boa drenagem no local em que ela está plantada. Embora precise bastante irrigação, é fundamental evitar que a água se acumule nas raízes para que elas não apodreçam e deixem de absorver os nutrientes.

Adubação: observe se a quantidade de fertilizante é a correta. As jabuticabeiras gostam de solo fértil ou substrato rico em matéria orgânica com nutrientes para a constante brotação e frutificação. No entanto, caso a adubação seja forte demais, ou seja, com a dose acima do recomendado, as raízes queimam e as folhas começam a ficar manchadas e amareladas nas pontas, secam e, posteriormente, caem.

Vento e frio: analise as condições do ambiente. Outro fator que pode causar um estresse biológico na planta, fazendo com que as folhas caiam é o excesso de vento ou frio intenso. O ideal é proteger a jabuticabeira do frio e do vento, se possível.

Fungos: examine bem a árvore. As jabuticabeiras podem ser infectadas pelo fungo da ferrugem, cientificamente chamado de fungo Puccinia psidii. Essa praga forma lesões circulares nas folhas com manchas amareladas que lembram uma poeira de ferrugem e pode fazer com que as folhas caiam.

Pronto! Agora que você já sabe os motivos que podem levar à queda das folhas da jabuticabeira, também já sabe como evitar que isso aconteça.

Gostou das dicas? Não se esqueça de curtir e compartilhar. Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *