Sem segredos! Veja como cuidar de sua azaleia

Sem segredos! Veja como cuidar de sua azaleia

De origem asiática, a azaleia é planta coloridíssima que embeleza muitos jardins brasileiros. De fácil cultivo, essa árvore é conhecida por seus tons vividos e florescimento diferenciado – ao contrário de diversas espécies, é no inverno que ela se enche de flores.

A azaleia é planta versátil que pode ser cultivada dentro ou fora de casa. Em espaços internos, ela costuma necessitar de maiores cuidados – a rega deverá ser controlada semanalmente. Em ambientes externos, a espécie costuma se desenvolver de forma mais natural e livre.
A seguir, confira uma série de dicas e truques para manter a sua muda sempre saudável e bonita.

Características da azaleia

• Uma muda pode atingir até 2 metros;
• Floresce no inverno;
• Pode ser mantida dentro ou fora de casa;
• A sua multiplicação é feita por estacas;
• É encontrada em tons de rosa, roxo, branco e mesclada.

Azaleia sem mistérios: cinco dicas

1. Selecione um espaço iluminado, mas não com forte incidência solar. O segredo é investir em ambiente que receba a luminosidade, mas também fique encoberto em diversos períodos do dia.

2. A sua azaleia não precisa ser regada constantemente. Mantenha-se de olho no calendário para verificar os períodos em que ocorrerá seca – é nesse momento em que você precisará realizar regas com frequência.

3. Ao realizar o procedimento de rega, lembre-se de também molhar as folhas. Os períodos da manhã e noite são ideais.

4. Espere o fim da floração para iniciar o processo de adubação. Invista em compostos orgânicos para garantir que o solo fique rico em nutrientes para o próximo período de flores.

5. Ao fim do florescimento da sua azaleia, além de realizar a adubação, remova os galhos com aparência seca. A poda será de extrema importância para o desenvolvimento saudável da árvore nas próximas estações.

É isso aí! Agora você já virou expert nos cuidados com azaleias, fique de olho em nosso blog para conferir mais dicas.

ramos você!

Um comentário
  1. Assisto teus vídeos, estou atualmente pretendendo me dedicar ao cultivo de plantas, aprender a cuidar pra montar um jardim bonito. Moro no sul do RS, tenho 2 terraços de bom tamanho e num deles 3 azaleias, 2 são mini. Elas florescem quase todo o ano inclusive no verão, acho bem interessante, mas pegam muito sol pois neste lugar bate sol a maior parte do dia . No verão molho todas as noites porque ficam com a terra seca. Deveria muda-las de lugar??

    1. Olá, Vera! A azaleia é um arbusto de jardim que ama sol pleno. Caso você troque para um local mais sombreado, elas podem ficar feias e queimadas. Neste local, já que elas estão expostas ao sol direto, acabam transpirando mais e “bebendo” mais água, por isso, você faz muito bem em molhar pelo menos uma vez por dia, nos dias mais quentes. Nos dias mais frios e úmidos, já não é necessária rega diária. O que você poderia fazer para facilitar a retenção de água no solo é cultivar outras espécies entre as azaleias, como espécies de forração (grama, amendoim forrageiro, flores de estação, entre outras), que irão manter a terra coberta e, assim, terá menos oscilação de temperatura, evaporando menos água da terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *