Rosa-da-Venezuela: ótima escolha para jardins

Rosa-da-Venezuela: ótima escolha para jardins

Se você está pensando em algum tipo de árvore para plantar no seu jardim, aqui vai uma dica: a Rosa-da-Venezuela (Brownea macrophylla). Ela é uma árvore ornamental, de pequeno porte e com um crescimento lento. No entanto, a altura máxima dela é de dez metros, então você precisa dispor um bom espaço para o crescimento dela.

A Rosa-da-Venezuela é nativa da região amazônica da América do Sul, presente em países como a Venezuela, Equador, Bolívia, Peru e Guianas. A casca do tronco possui um tom castanho-claro, com lenticelas horizontais. Já o tronco por si próprio atinge 35 centímetros de diâmetro e forma uma copa com um formato de guarda-chuva, com ramos robustos.

A árvore apresenta folhas pinadas, com 4 a 18 pares de grandes folíolos elípticos, de cor verde-escuro. Quando as folhas são jovens, elas são pendentes, pálidas e manchadas, o que forma um visual tanto curioso. Outra particularidade da árvore são as suas inflorescências, as quais surgem diretamente do tronco, em grandes discos de flores vermelhas, com longos estames. Pode ficar tranquila, pois a floração se dá durante o ano todo, mas com maior intensidade na primavera, porém, ela florescerá apenas depois de 3 a 4 anos após o plantio.

Os paisagistas usam a Rosa-da-Venezuela para enfeitar caminhos, até mesmo em prédios, já que é considerada uma flor para se admirar. Quando você tiver em seu quintal, saiba que você terá visitas bem lindas, como borboletas e abelhas, pequenas agentes polinizadores.

Sobre questões mais técnicas, você deve dispor de um espaço sob sol pleno ou meia sombra em um solo fértil, drenável, que seja enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Você precisa tomar cuidado na hora de plantar, pois ela não é muito indicada para qualquer região do Brasil, pois não tolera frio intenso, geadas fortes ou períodos de seca. No entanto, aprecia alta umidade ambiental e calor tropical. A germinação pode levar 30 a 60 dias para ficar completa.

Que tal plantar essa árvore no seu jardim? Até a próxima.

Um comentário
  1. Estou procurando a Arvore com o nome Flor da Colombia, também conhecida como Rosa da Montanha, Brownea Grandiceps , as vezes ficam três rosas grande juntas, se você tem , caso você tenha poderia dizer o preço, caso não a tenha me indicar um vendedor dessa arvore , se tiver o telefone eu seria muito grato a voce,,.
    desde já obrigado.

    1. Olá, Roberto. Você pode encontrar em floriculturas da sua cidade ou através de encomendas de viveiros produtores de mudas.
      Espero ter ajudado! Vânia Chassot Angeli, Engenheira Agrônoma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *