Receitas caseiras para combater pragas no jardim

Crédito hortas.info

Antes de optar por produtos químicos, que tal apostar em receitas caseiras e naturais para combater pragas no seu jardim? Confira 3 ótimas dicas:

ERVA-DE-SANTA-MARIA

A calda da erva é indicada para o combate de infestações de cochonilhas. Utilize 200 gramas da planta e um litro de água fria. Deixe a erva amolecer dentro da água por seis horas. Depois, aperte bem as folhas para extrair o suco. Dilua o estrato obtido em cinco litros de água limpa. Pulverize o substrato sobre as plantas, especialmente nas partes atacadas, uma vez por semana, sob sol ameno.

CAMOMILA

Em caso de doenças provocadas por fungos, uma ótima opção é a camomila. Misture 50 gramas da planta em um litro de água e deixe a solução em repouso durante três dias. Agite quatro vazes a cada 24 horas. Após coar a misture, pulverize-a sobre a planta doente três vezes ao dia, durante cinco dias.

ALHO OU PIMENTA

Extratos de alho ou pimenta são ótimos para repelir insetos que atacam os jardins. Misture no liquidificador 900 ml de água e 100 gramas de pimenta ardida – malagueta ou dedo de moça – ou 100 gramas de alho. Bata até que o condimento se desfaça. Depois, peneire. Aplique a solução sobre as plantas a serem protegidas com um pulverizador.

ATENÇÃO: o contato com a pimenta pode causar irritação na pele. Utilize proteção para o preparo e pulverização.

Crédito verdenovo.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *