O que você precisa saber sobre irrigação

O que você precisa saber sobre irrigação

Todas as plantas precisam de água para seu bom desenvolvimento. O post de hoje vai tirar as principais dúvidas sobre irrigação.

Qual é a quantidade certa de rega?

As plantas possuem diferentes demandas hídricas e algumas consomem mais água que as outras. Por isso é importante planejar a quantidade de água para cada setor do jardim, conforme as plantas do local. A quantidade de água que uma planta consome varia ao longo do ciclo de cada planta.

Qual o horário certo para molhar as plantas?

Das 10h às 15h o solo está muito aquecido devido aos raios solares, por isso, devemos evitar molhar as plantas neste horário. Quando a água entra no solo, acaba aquecendo e pode queimar as raízes, causando murcha e até morte de plantas. Fora estes horários, podemos regar no início da manhã ou final da tarde. Molhando ao final da tarde, a terra se mantém úmida por mais tempo e isso pode ser desejável ou não, dependendo da planta e região do Brasil.

Quais são os principais sistemas de irrigação?

Manuais: com regador, com mangueira, pulverizadores manuais ou costais
Automatizados: gotejamento, aspersão, pulverização

O que não fazer na hora de regar?

Independente da forma escolhida para oferecer água às plantas, é importante levar em conta os seguintes fatores:

• Água em excesso pode literalmente afogar as raízes das pla¬ntas

Além de causar apodrecimento das raízes, o excesso de água causa em primeiro momento o amarelecimento das plantas e, em seguida, leva à morte. São poucas as plantas que toleram encharcamento.

• Quantidade de água diferente entre as pla¬ntas

A dose de água deve ser calculada considerando o consumo de água pelas plantas de cada espaço do jardim. Algumas espécies consomem mais e outras consomem menos. Essa variação também ocorre ao longo do ano, por isso não tem uma regra. Podem ser feitos cálculos por profissionais de irrigação, onde será determinada a dose para cada grupo de plantas. Este cálculo deve considerar o tipo de solo, a temperatura média do período, o consumo de cada planta e a umidade relativa do ar.

• O consumo de água varia conforme o ambiente

Em dias mais quentes, as plantas transpiram mais e consomem mais água para manter os tecidos túrgidos, ou seja, com aparência normal. Caso estejam murchas é porque faltou água para os tecidos internos das plantas.

Quer saber mais sobre jardinagem? Inscreva-se no curso Pró-Jardim STIHL, que é 100% online e gratuito. Saiba mais aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *