O que você precisa saber sobre adubação

O que você precisa saber sobre adubação

Todas as plantas utilizam os nutrientes para crescer, brotar novos galhos, folhas, flores e frutos. E é através da adubação que complementamos essa necessidade nutricional das plantas. Confira abaixo informações importantes para você adubar seu jardim da forma correta.

Dose certa

Siga exatamente a dose recomendada ou coloque um pouco menos do que o recomendado. Jamais coloque quantidade a mais, pois os adubos são sais e irão queimar as plantas. Os adubos solúveis em água devem ser aplicados logo após o preparo, para que não haja perdas por evaporação e volatilização.

Frequência de aplicação do adubo

Em cada rótulo há uma tabela de recomendação conforme o tipo de planta, baseada no crescimento das espécies e da ação de cada produto. Para algumas plantas a aplicação pode ser semanal, quinzenal, mensal, semestral ou até anual.

Forma de aplicação

Esta informação varia conforme cada produto e a recomendação também vai estar no rótulo do adubo. Alguns devem ser aplicados nas folhas, que são os fertilizantes foliares de pronto uso. A maioria dos adubos são de absorção via raízes, ou seja, devem ser aplicados na terra, próximo às plantas, jamais no pé da árvore. Devemos colocar os adubos na projeção da copa, ou seja, é onde estão as raízes que buscam nutrientes. As raízes centrais servem basicamente para sustentação da planta. Quando colocamos adubo nessa região podemos queimar as raízes.

No caso dos adubos orgânicos, o adubo sólido pode ser incorporado aos canteiros ou vasos, misturado com a terra do local e o adubo líquido ou biofertilizante deve ser diluído em pelo menos 10 partes de água e aplicado na terra, a cada 30 dias.

Importante: logo após a aplicação do adubo, devemos molhar a terra para evitar que o adubo fique depositado apenas na camada superficial do vaso ou canteiro.

Quer saber mais sobre jardinagem? Inscreva-se no curso Pró-Jardim STIHL, que é 100% online e gratuito. Saiba mais aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *