O miolo da pata-de-elefante apodreceu e caiu? Veja o que fazer

O miolo da pata-de-elefante apodreceu e caiu? Veja o que fazer

A Beaucarnea recurvata, também chamada de pata-de-elefante e biucárnea, é muito famosa no paisagismo. Não necessita de cuidados constantes e deve ser cultivada sob sol pleno, bem drenável e com irrigação em intervalos bem espaçados, para evitar o apodrecimento das raízes. No entanto, alguns probleminhas podem acontecer com a planta. O miolo da pata-de-elefante apodreceu e caiu? Veja o que fazer!

Neste primeiro momento é fundamental entender o que levou a planta a chegar neste estado. Diferentes fatores podem ter causado este dano, desde falha no manejo, luz insuficiente, irrigação excessiva ou até a infecção de alguma doença.

Escolha um local bem arejado e iluminado para posicionar a planta, onde pegue sol todos os dias por poucas horas do dia, para que as novas folhas cresçam saudáveis. Faça uma reforma no vaso, colocando um substrato com boa drenagem (pode usar misturas de terra com areia ou fibras vegetais como a fibra de coco). Limpe a planta, podando folhas e raízes danificadas.

Regue todos os dias, porém sem encharcar a terra, com quantidade moderada de água. Depois de 20 dias, faça a adubação da terra, com adubo diluído em água (de preferência diluir mais do que o recomendado, para não queimar as raízes da planta). Siga cuidando e monitorando como ela vai reagir. Passados 30 dias, pode espaçar as regas, mantendo a mesma quantidade, porém aumentando o período de tempo entre uma rega e outra. Em dias mais quentes, regar mais, sempre na terra.

Outros problemas que podem ocorrer

Pata-de-elefante com a parte de cima tombada: o excesso de água prejudica a espécie. A dica é evitar regar com muita água, pois a terra muito úmida pode causar podridão na planta. Você pode fazer uma poda logo abaixo do ponto onde ela apodreceu. Use um serrote e faça um corte o mais liso possível. Ela irá rebrotar.

Pata-de-elefante com folhas amarelas e queimadas nas pontas: pode ser falta de nutrientes, sendo necessária uma adubação rica em matéria orgânica. Entretanto, o solo deve ser mais seco, com pouca umidade. O excesso de umidade no ambiente e no solo pode ser um fator complicador, por isso a drenagem deve ser boa.

Você está tendo dificuldades para cuidar da sua planta? Coloque nos comentários para que possamos ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *