Jardinagem para crianças

A jardinagem não só pode como deve ser uma atividade inserida na rotina das crianças. Ensinar sobre os cuidados com o meio ambiente, o respeito aos outros seres e virtudes tais como a paciência e a dedicação são ações facilmente alcançáveis se tratadas desde cedo com os pequenos. Mostrar a eles a importância das flores, plantas e vegetais para o nosso ecossistema é apenas uma das tantas portas que eles abrirão durante a vida, portanto, participe ativamente deste processo.

Listamos algumas dicas de como incluir a jardinagem no dia a dia das crianças.

*Mostre à criança como se prepara o solo. Fale da importância dos nutrientes para o enriquecimento da terra e diga que, assim como os seres humanos, as plantinhas também se alimentam, mas fazem isso tirando energia do solo e do sol.

*Deixe a criança plantar a semente ou a muda e ensine-a a importância da rega consciente, pois não queremos nem desperdiçar água nem afogar a plantinha.
*A criança também pode ajudar customizando os vasos. Pinturas, colagens e mosaicos são ótimas ideias para que a criança solte sua imaginação. Ela também pode fazer plaquinhas indicando o nome das plantas. Elas vão adorar?
*Que tal fazer um espantalho com sucata? Outra atividade divertida que ocupará tempo e deixará a criança em maior contato com atividades lúdicas que desenvolvam seu aprendizado.

Você já pratica jardinagem com as crianças? Nos conte suas experiências nos comentários!
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *