Aprenda a reconhecer a terra do seu jardim

É preciso reconhecer todas as características e necessidades do solo para a criação de um jardim florido em casa. 
Os dois mais frequentes tipos de terra pedem diferentes cuidados. Enquanto um é capaz de reter altas quantidades de água, o outro é extremamente seco e pobre em nutrientes. 
A seguir, confira teste específico para descobrir qual é a terra que você tem em seu pátio.  
Tipos de solo
Solos Argilosos: absorvem uma boa quantidade de água. É necessário adicionar matéria orgânica para obter solo propício para a cultivação de flores ou plantas. A adição de terra areia é boa dica para aumentar a drenagem dos líquidos. 
Solos Arenosos: são formados por pequenas partículas de areia, apresentam drenagem excessiva, vãos ocasionados pelo ressecamento e poucos nutrientes. É indispensável investir em adubagens com terra preta e irrigações constantes.  
Reconheça o seu solo
Separe uma pequena quantidade para fazer a análise. Aperte a terra com as mãos e a derrube sobre o chão. A porção que cair unida é rica em argila, enquanto a quantia que ficar espalhada é constituída principalmente por areia. 
O que fazer?
Terra argilosa: crie escoamento para que o líquido das chuvas seja drenado e não comprometa o desenvolvimento das flores. Pancadas de chuva podem significar o encharcamento do solo e a morte das plantinhas. Fique ligada!
Terra arenosa: molhe constantemente e não deixe de adubar. Afofe o solo e invista em substratos naturais ou fertilizantes. Converse com algum biólogo para encontrar a melhor opção. Uma terra saudável é ambiente perfeito para belas flores e plantas.  
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *