Aprenda a fazer um vaso de planta com uma xícara

Ter um jardim, espacinho verde ou uma plantinha dá vida aos ambientes e conecta você à natureza. Uma tendência que está vindo com tudo é renovar seu jardim com vasos diferentes e rústicos. E aí que pensamos, por que não xícaras? 
Antes de qualquer coisa, você precisa saber que para sua planta permanecer viva, sua xícara precisa de buraquinhos para escoamento, ou seja, um lugar por onde saia a água.
As plantas que são mais resistentes a esse tipo de plantação são as suculentas e cactos, que também são ótimas para quem tem um estilo de vida agitado, por exigir menos cuidados. Mas, você pode experimentar com outras plantas, como ervas, temperos e chás. 
Vamos plantar? Confira estas dicas!
Você vai precisar de alguns materiais. Separe a planta escolhida, uma xícara ou caneca de cerâmica, uma furadeira, uma broca especial para furar cerâmica, um borrifador de água, um pedaço de feltro, terra para jardinagem e fita crepe.
Dica 1: antes de agir! 
Para fazer o furo na xícara, você vai precisar fazer uma marquinha no centro da xícara e, sobre ela, vai colocar um pedacinho de fita crepe. Para que não haja acidente, o indicado é que use o borrifador de água sobre o pedaço de fita crepe, é onde será feito o buraco (esta dica é importante porque o atrito feito pela furadeira causa calor e isso pode danificar a xícara).
Dica 2: mão na cerâmica! 
Posicione a xícara em um local plano e seguro. Mantenha a furadeira em posição perpendicular à xícara. Lembre-se que o material não é maleável, você vai precisar de paciência e não de força na hora de usar a furadeira. 
Dica 3: hora do transplante! 
Depois de fazer a abertura na xícara, é hora do show! Hora de transplantar a plantinha. Mas antes, lembre-se de colocar o feltro dentro da xícara, que é importante para que água encontre o caminho de saída para não afogar a planta. Depois disso, é o momento de preencher a xícara com a terra. Passe a planta para a xícara com cuidado, posicionando da maneira que você preferir. Lembre-se de preencher as laterais com terra a fim de que a planta fique segura. Se quiser, você pode colocar um pouco de musgo para dar um up no visual. 
Sobre o cuidado do dia a dia:
É indicado que as suculentas e cactos recebam água duas vezes por semana. Tenha cuidado para não molhar em excesso. 
Vale a pena usar materiais do cotidiano para dar uma nova cara para o seu apê ou na sua casa. Mudar o ambiente traz novas experiências para sua vida! 
Gostou da ideia? Compartilhe com seus amigos. Até o próximo post! 
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *