Design biofílico: o que é e como aplicar

Design biofílico: o que é e como aplicar

Com a tecnologia e os dias cada vez mais corridos, muitas pessoas acabaram perdendo a conexão com a natureza. É justamente visando esse resgate que surgiu o design biofílico, verdadeira tendência quando o assunto é criação de ambientes. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo esse post.

O design biofílico é uma forma inovadora de trazer o meio ambiente para dentro de casa ou de ambientes corporativos. Ele combina recursos arquitetônicos com elementos naturais para proporcionar relaxamento e inspiração. Projetos focados na presença de plantas já podem ser vistos em grandes empresas pelo mundo todo.

Quais são os benefícios do design biofílico?

No ambiente de trabalho, na faculdade ou até mesmo em casa, incorporar a natureza ao local potencializa o sentimento de bem-estar e o desempenho nas atividades. Além disso, pode auxiliar na saúde, diminuindo o estresse e aumentando a criatividade.

Como implantar o design biofílico?

Existem diversas maneiras de aplicar essa tendência no ambiente que você desejar. Confira algumas opções:

  • Acesso ou vista para a natureza: ao criar projetos, os arquitetos podem aproveitar para garantir espaços de pátio com árvores ou incluir janelas com vistas para o verde.
  • Qualidade do ar e ventilação: o ambiente pode conter várias janelas e portas que levam a áreas externas, assim promovendo um espaço com muito ar fresco.
  • Iluminação: é interessante considerar a orientação e lugar das janelas para favorecer a luz natural no espaço ou a implantação de tubos solares que permitem a entra da luz no interior.
  • Paredes e telhados verdes: dão ao espaço um visual mais moderno e bonito, além de melhorar o sentimento de estar conectado com a natureza.
  • Escolha das cores: usar cores que remetem à natureza na pintura garante a sensação de paz e sossego, podendo até utilizar quadros ou figuras que lembrem o meio ambiente.

Ficou inspirado? Então bora trazer elementos que podem transformar o seu dia a dia para os lugares que você frequenta. Deixe seu comentário e fique de olho no portal Jardim das Ideias STIHL para conferir mais novidades como essa.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *