Quando usar cal no jardim

Quando usar cal no jardim

Para quem está preparando um cultivo em seu jardim, é muito importante que o solo esteja nas melhores condições. No Brasil, quase todos locais possuem terras ácidas, o que pode prejudicar principalmente o desenvolvimento de culturas para o comércio. Essa condição da terra se deve a diversos fatores, mas tem como principais a decomposição de matéria orgânica, regas e chuvas. E é aí que entra em campo a cal.

A “calagem”, como é conhecida a aplicação, age como corretora da acidez que acontece no solo e prejudica as plantações, oferecendo nutrientes importantes, como cálcio e magnésio. Ela serve para neutralizar, já que é uma substância básica (alcalina), logo, quando colocamos a cal no jardim, o hidrogênio se reduz e o pH fica mais alto, indicando que o solo está menos ácido.

Para uma plantinha, é bem importante que a acidez seja corrigida. O que importa para elas são os nutrientes e toxinas que a terra pode fornecer. Se o solo for muito ácido, você pode colocar substâncias, como fósforo e potássio, em abundância, que mesmo assim a planta não irá absorver, mas sim o alumínio, elemento tóxico que pode deixar a planta doente e atrasar o seu desenvolvimento.

Mas então, quando devo aplicar cal no solo do meu jardim? Essa pergunta é essencial para quem quer ter um cultivo em casa. Antes de aplicar a substância, é necessário fazer um teste de acidez, algo que pouca gente faz. O número perfeito de um pH é entre 6 e 7. Como a cal o eleva e corrige a acidez, então quando estiver menor que 6 é sinal que precisa do produto.

Fica um aviso: mexer com cal pode causar algumas queimaduras, então o recomendado é que você use luvas, óculos e respirador.

Gostou? Deixe um comentário e partiu jardinagem! Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *