A importância de um solo saudável e como conseguí-lo

A importância de um solo saudável e como conseguí-lo

Com a chegada do outono, é super importante diminuir os espaços entre as manutenções no jardim e torná-las mais frequentes. Algumas tarefas, como podar as folhas e galhos sem vida, e adubar o solo, principalmente, devem levar mais atenção para que as suas plantas continuem saudáveis, até para deixá-las preparadas para o inverno também. Pensando nisso, separamos algumas dicas e lembretes para ajudar você na hora de cuidar do seu espaço verde. Continue lendo para saber mais! 

No outono, como ocorre a redução da quantidade de luz solar, o processo de fotossíntese (processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para sobreviverem) fica prejudicado, e a necessidade de captação de nutrientes precisa ser modificada para as plantas não ficarem fracas.

O principal detalhe para garantir um solo saudável, é cuidar do adubo da terra. A matéria orgânica é muito importante para a terra do seu jardim, pois nutre qualquer tipo de terra e estimula o crescimento saudável da planta. A aplicação de adubo de composto ou de raízes permite ainda o rejuvenescimento de um solo pobre, a drenagem de água em excesso, e até a retenção de nutrientes. Qualquer pessoa pode preparar ou ainda adquirir em lojas especializadas. Para fazer, basta usar uma pá de jardinagem e misturar uma camada de 5 a 10 centímetros de mistura de compostagem e uma camada de 20 a 30 centímetros de terra simples.

Ainda falando em adubo, é importante que ele seja renovado regularmente para garantir que o substrato continue rico em nutrientes. Mas você deve evitar o exagero de um determinado nutriente porque isso impedirá a planta a absorver outros tipos. E antes do cultivo de espécies da primavera, é necessário enriquecer o chão do seu jardim, exceto em locais com árvores e arbustos nativos.

Outra ótima opção é utilizar compostagem no solo, pois quando bem feita acrescentará tantos nutrientes para o seu jardim quanto um bom fertilizante, e além disso, irá ajudar a melhorar a textura da sua terra. Você pode usar cascas de verduras, frutas ou lixo orgânico. O composto deve ser incorporado ao solo 30 dias antes do plantio.

Quando se fala em moradores de jardim, a presença da minhoca é um bom sinal para a qualidade do seu solo. As minhocas se alimentam dos restos orgânicos que ficam depositados na terra. Por alimentarem-se destes restos, a minhoca elimina suas fezes no solo, e com ação das bactérias sobre estes restos alimentares é produzido o húmus. A produção do húmus serve como um adubo natural que agiliza o crescimento das plantas. Ou seja, a minhoca é mais do que bem-vinda!

Com um solo saudável e cheio de vida, as plantas crescem mais bonitas e não pegam doenças nem pragas. Por isso, fique atento o ano inteiro aos sinais que sua terra dá para garantir um jardim florido e rico em plantas.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *