Babosa: qual é o melhor lugar para plantar?

Babosa: qual é o melhor lugar para plantar?

A babosa (Aloe vera ou, ainda, Aloe barbadensis) é a típica planta que está presente em quase todas as casas ou jardins, seja pelos seus benefícios ou pela facilidade do seu cultivo. Mas, você sabe qual é o melhor lugar para plantá-la? Continue lendo e confira as dicas que separamos.

Babosa e seus múltiplos usos

A babosa é uma planta de origem africana, pertence à família das Liliáceas e se parece muito com o cacto e as suculentas. Embora a Aloe vera seja a espécie mais conhecida, existem aproximadamente 300 outras espécies.

Essa planta de folhas firmes e pontudas tem uma aparência incrível e é muito popular. Seu uso vai desde os cuidados medicinais, graças à ação cicatrizante, analgésica e anti-inflamatória, até os cuidados estéticos, já que auxilia na hidratação da pele e dos cabelos.

Onde cultivar a babosa?

Embora a babosa seja uma planta muito versátil, seu cultivo é muito simples. Por isso, se você mora em apartamento ou se tem bastante espaço no jardim, saiba que a babosa é para você!

Plantar no vaso

Se você não tem jardim e nem muito espaço em casa, não tem problema, é possível plantar a babosa em um vaso a partir de um broto ou de uma folha com, pelo menos, 8cm cortada em várias partes. Para isso, utilize um vaso grande com furos (já que as raízes são extensas) e coloque terra adubada ou húmus de minhoca misturada com areia. Faça buracos na terra e coloque os brotos ou os pedaços das folhas cortadas sem cobri-las. Regue e deixe em um local com sombra.

Plantar no jardim

Tem bastante espaço no jardim? Perfeito! Verifique se o solo possui terra adubada e areia e faça um buraco que caiba a muda da babosa. Dica importante: junte as folhas da babosa para cima e segure com a mão. Assim, as folhas não quebram na hora de plantar. Acomode a planta e cubra com terra até a base.

Rega e luminosidade

Por ser uma planta suculenta, a babosa não gosta de solos encharcados. Sendo assim, uma rega por semana já é suficiente. Como ela deve ser cultivada em sol pleno ou meia-sombra, é importante escolher um bom local no jardim ou dentro de casa para que ela receba a luz necessária e cresça saudável. Além disso, caso você for plantá-la em uma área externa, lembre-se de protegê-la das baixas temperaturas.

Você costuma cultivar a babosa em vasos ou diretamente no solo? Conte nos comentários. Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *