Cuidados gerais no cultivo de hortaliças

Cuidados gerais no cultivo de hortaliças

Hortaliças são espécies ótimas para se ter em uma horta ou em uma plantação. E essa produção precisa ser sempre envolta de diversos cuidados simples e específicos, para que a planta cresça bem e possa oferecer alimentos que vão direto para a mesa, seja a do próprio produtor ou do consumidor. O tamanho e o aspecto são fatores essenciais, que influenciam diretamente na qualidade do produto. Pensando nisso, o Jardim da Ideias STIHL trouxe alguns cuidados para você ter na hora de plantar esses cultivos. Confira abaixo.

Luz natural

Uma horta deve receber luz durante a manhã e à tarde, para que as plantas possam aproveitar bem os benefícios dos raios solares. Logo, é necessário escolher um local que totalize pelo menos quatro horas no dia – essa quantidade pode variar conforme a espécie, então sempre pesquise sobre as especificidades da sua planta. Se o plantio for feito em vasos em ambientes internos, é necessário que eles fiquem sempre próximos de janelas.

Solo

Problemas com o plantio podem significar deficiências na terra. É preciso que o ambiente em que as plantas ficam seja leve, fofo, bem drenado, arejado e rico em matéria orgânica. Você pode precisar fazer uma adubação para oferecer os nutrientes necessários para uma excelente qualidade e produtividade. Para produções comerciais, lembre de consultar um técnico para análise e correção do solo.

Irrigação

Uma dica sempre preciosa é fazer a rega dos canteiros bem cedo ou à tardinha (em épocas mais quentes), para que fiquem bem úmidos – sem exagerar, é claro. Mas existem tipos de irrigação mais adequados para algumas espécies, logo, é necessário conversar com um profissional para entender melhor qual o mais recomendado para a sua plantação.

Pragas e doenças

Olhar bem as suas plantas é sempre necessário. E o controle de pragas e doenças pode começar a ser feito pela observação dos produtos, já que as hortaliças estão sempre sujeitas ao ataque de pragas e doenças. Se você notar algum problema, o mais cedo que agir pode salvar as suas espécies. Então, abra o olho!

Quais outros cuidados você tem na sua plantação de hortaliças? Conte para a gente nos comentários! Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *