Como plantar pimenta-do-reino

Como plantar pimenta-do-reino

Você gosta de uma pimenta para dar aquele sabor ainda mais especial na sua comida? Neste post você aprende como plantar pimenta-do-reino em casa.

Solo

A pimenta-do-reino se adapta a qualquer tipo de solo, mas pode se dar melhor com um solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. O excesso de umidade é péssimo para essa plantinha. Isso pode causar fungos e até a morte das pimentas. Quando isso acontecer, o recomendado é fazer o processo de drenagem do solo.

Clima e luminosidade

O clima ideal para a pimenta-do-reino é quente e úmido. Os lugares perfeitos para essa planta são os que têm mais de 23°C durante todo o ano, com algumas chuvas e alta umidade no ar. Por isso é uma especiaria ideal para certas regiões brasileiras. Ela pode ser exposta a luz direta ou a meia sombra.

Plantio

O momento perfeito para o plantio da pimenta-do-reino é na estação mais chuvosa naquela região. Geralmente, é feito a partir da estaquia, pois quando plantada através de suas sementes demoram muito para crescer e produzir. É uma planta que pode ser plantada em vasos ou outros recipientes, onde o solo deve permanecer úmido, mas nunca encharcado. As mudas levam de três a quatro meses para se desenvolver, e quando isso acontecer, devem então ser transplantadas. Colheita e principais cuidados depois dela

Colheita

Com essa planta, você pode escolher qual tipo de pimenta você gostaria de colher. Para obter as pimentas do tipo pretas, você deve colhê-las quando ainda estiverem imaturas, depois deve deixar no sol até ficarem enrugadas e enegrecidas. Paras as do tipo verdes, também devem estar imaturas, porém devem ser usadas ainda frescas. Para ter as do tipo brancas, deve colhê-las quando estão quase maduras e depois colocá-las em sacos de algodão e deixá-las em água corrente, no final restando apenas as sementes. Após isso, elas devem ficar no sol para secar. Por fim, para obter as vermelhas, os frutos devem ser colhidos totalmente maduros e usadas frescas ou mantidas em conservas.

Gostou? Agora chegou a hora de ter sua pimenta-do-reino em casa. Para receber mais dicas, nos siga no Instagram também e continue nos acompanhando no blog Jardim das Ideias STIHL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *