Quando podar azaleias?

Quando podar azaleias?

As azaleias (Rhododendron simsii) são plantas que florescem nas pontas dos ramos, após a brotação que ocorre anualmente por volta do inverno. Por isso, devemos podar no outono, visando dar o formato desejado às plantas.

Caso você faça a poda dos ramos verdes, ou seja, os ramos novos recém-nascidos, você estará retirando as flores que estão “programadas” em cada ponta de ramo. É possível fazer a poda após a floração, mas neste caso, apenas uma poda fina, de limpeza, já que a planta não vai ter estímulos (frio e fotoperíodo) para repetir todo o processo e florescer mais uma vez ainda neste ano.

O que é a poda de limpeza?

Esse tipo de poda é realizado principalmente na fase de repouso fisiológico das plantas e após a poda de frutificação. Nesta operação são retirados o excesso de ramos, que estejam mal posicionados, fracos, excessivamente vigorosos ou contaminados. Também é chamada de “toalete”, quando realizamos a limpeza de flores secas ou murchas, partes de plantas doentes ou mal formadas. Um capricho a mais com as plantas.

Quer aprender mais sobre podas?

Entre as diferentes formas de cuidar de plantas, algumas são empíricas, como molhar a terra, colocar as folhagens para pegar sol, replantar em um vaso maior. Porém, existem diferentes técnicas de jardinagem, e a mais importante delas é a poda. Quer saber mais sobre esse assunto?

Inscreva-se no Pró-Jardim STIHL, curso online e gratuito da STIHL. Acesse aqui.

Acesse também o canal da STIHL no YouTube e acompanhe a série de vídeos sobre podas urbanas com o especialista Sydney Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *