Veja como cuidar do gramado no verão com a ajuda dos cortadores STIHL

Veja como cuidar do gramado no verão com a ajuda dos cortadores STIHL

No verão, o gramado cresce com maior velocidade, graças ao calor, luz, chuvas e umidade do ar. Em função disso, ele requer manutenção constante em termos de poda – utilizando os equipamentos adequados para esse trabalho -, irrigação, adubação e cuidado com as ervas daninhas. Confira a seguir um pouco mais sobre cada um desses pontos e mantenha a grama bonita e impecável na época mais quente do ano.

Podas

Como a grama cresce muito mais rápido no verão, ela deve ser aparada em intervalos menores. A altura do corte da grama varia de acordo com cada espécie. Veja abaixo:

EspécieAltura
Batatais (Paspalum notatum)5 cm
São-Carlos (Axonopus compressus)3 cm
Esmeralda (Zoysia japônica)3 cm
Santo-Agostinho (Stenotaphrum secundatum)3 cm
Grama-Azul (Festuca glauca)10 cm
Grama-Coreana (Zoysia tenuifolia)10 cm
Grama-Bermudas (Cynodon dactylon)5 cm

Se o corte for feito em mais de um terço do comprimento da folha, ele dificulta a fotossíntese, fragilizando a grama. Além disso, se você deixá-la crescer muito para aparar, sempre terá um gramado marrom por alguns dias, já que o verde da grama está na ponta da folha. 

Pensando nisso, os cortadores de grama a bateria STIHL contam com um ajuste para você regular a altura de corte, conforme o tipo de gramado. Os cortadores também contam com baixo nível de ruído e vibrações para um trabalho mais confortável e prático.

Outro detalhe muito importante quando o assunto é aparar o gramado, é verificar se as lâminas estão bem afiadas para que elas não “mastiguem” as folhas, deixando o seu jardim com um aspecto irregular.

Irrigação

Apesar do verão ser uma época de chuvas na maior parte do país, a irrigação não pode ser deixada de lado. Por isso, o melhor horário para fazer as regas – diariamente -, é antes das 10h da manhã ou à tarde, depois das 16h. Vale ressaltar que o ideal é fazer uma rega mais intensa, em intervalos maiores, do que regar com mais frequência durante menos tempo. Esse tipo de rega estimula o aprofundamento das raízes das gramíneas, fazendo com que se tornem mais resistentes à seca. 

Adubação

Como qualquer outra planta, o gramado deve ser adubado de tempos em tempos. Por isso, se a grama estiver com um aspecto amarelado, poucas folhas e muitas falhas, pode ser que seja o momento de adubar. 

A rotina para a adubação do gramado deve ser feita de duas a três vezes ao ano, de acordo com as estações e o produto utilizado. Uma dica é adubar mais em épocas de chuva e calor para que a grama absorva melhor os nutrientes.

Ervas daninhas

Se a união entre calor e chuva favorece o crescimento do gramado, ela também propicia o aparecimento de ervas daninhas. Por isso, o recomendado é remover pela raiz qualquer espécie que se destaque na grama, não deixando que as ervas daninhas se alastrem, já que elas costumam ser mais fortes do que o gramado e podem chegar ao ponto de não serem mais controladas. Caso não seja possível arrancar manualmente, considere utilizar algum herbicida. Neste caso, consulte as diferentes opções para uso doméstico em floriculturas e lojas especializadas.. 

Se você gosta de manter o gramado em dia para aproveitar a estação mais quente do ano, garanta todas as vantagens que os cortadores de grama STIHL oferecem. Você já costuma aparar a grama com os nossos cortadores? Diga nos comentários qual é o modelo que você utiliza. Vamos adorar saber. Até a próxima!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *