Pragas urbanas no jardim: quais são e como evitar

Pragas urbanas no jardim: quais são e como evitar

Um jardim pode ser um ótimo ambiente para se passar um bom tempo, fazer jardinagem e receber amigos. Além de aproximar da natureza, cuidar de um espaço assim traz diversos benefícios, inclusive para a saúde. No entanto, jardim também pode se tornar o habitat perfeito para algumas pragas urbanas, especialmente em dias mais quentes. Isso acontece porque o calor e a umidade proporcionam um local adequado para a proliferação e reprodução de espécies de insetos ou animais.

Mas não se assuste! Ao mesmo tempo que elas podem oferecer perigo, você pode cuidar do seu jardim para ficar livre desses tipos de pragas. E o Jardim das Ideias STIHL vai trazer mais informações sobre o assunto. Confira abaixo.

Tipos de pragas urbanas

Por mais que sejam animais “comuns”, as pragas urbanas podem ser transmissoras de muitas doenças, por isso é necessário que elas fiquem de longe do seu cantinho verde. Tanto crianças quanto pets, quando livres no jardim, podem entrar em contato com as plantas durante as brincadeiras. E isso não precisa parar! No entanto, você precisa ficar atento, pois algumas zoonoses estão presentes em pragas que se abrigam ao meio das espécies de plantas. Algumas das espécies de pragas são:

Lesmas: esses moluscos habitam o jardim e podem ser encontrados em vasos e jardineiras, já que buscam a umidade das plantas. Eles têm reprodução rápida e podem infestar um espaço. Mesmo parecendo inofensiva, as lesmas podem transmitir vermes pulmonares, podendo atingir cães e gatos.

Carrapatos: um problemão para os pets, mas que não é restrito para os peludos. Além de causar doenças aos nossos melhores amigos de quatro patas, a mordida do carrapato pode causar a doença de Lyme, que é uma infecção causada por uma bactéria.

Ratos: os roedores podem transmitir uma doença mais conhecida pelas pessoas, a leptospirose. Ela também atinge humanos e pets de forma severa.

Como evitar

Existem diversos processos que você pode realizar no jardim para afastar as pragas. Fazer uma desinsetização e uma desratização podem ser boas escolha para afastar insetos e animais do seu quintal.

Cuide sempre do seu espaço e da sua saúde. Para mais dicas de jardinagem, fique sempre de olho aqui no Jardim das Ideias STIHL! Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *