Hortaliças não convencionais e alternativas

Hortaliças não convencionais e alternativas

Batata, tomate, cebola, alho, cenoura, melancia, melão e batata-doce estão entre as hortaliças mais conhecidas e consumidas no Brasil, fazendo parte das refeições diárias de muitas pessoas. Chegou a hora de conhecer algumas plantas nativas de outras regiões do país, que tem sabores diferentes e fazem parte do cultivo e consumo de determinadas comunidades. Selecionamos quatro hortaliças não convencionais – Plantas Alimentícias Não Convencionais – que podem deixar você com água na boca.

Ora-pro-nóbis: queridinha de quem é adepto do veganismo, já que conta com valor nutricional e proteico alto, a ora-pro-nóbis tem folhas comestíveis com sabor neutro, que podem ser consumidas cruas em saladas. Comum principalmente em Minas Gerais.

Vinagreira: presente em diversos pratos da culinária típica maranhense, a vinagreira (Hibiscus sabdariffa) é a folha do que no sul chama-se hibisco. As folhas são ricas em ferro e acidez, sendo servidas no Maranhão tanto em preparados doces como salgados.

Peixinho: com folhas aveludadas, essa espécie também é chamada de lambari da horta e pode ser usada tanto em chás como na gastronomia. Existem receitas em que as folhas são empanadas e fritas em óleo quente.

Jambú: com nome científico Acmella oleracea, o jambú pode ser consumido na forma de chá ou de salada, sendo comumente refogado com azeite, alho e sal. É conhecido e consumido especialmente no Pará.

Pimenta murupi: da espécie Capsicum Chinese, a pimenta murupi tem sabor picante e diferenciado. É uma espécie muito consumida no Amazonas.

Serralha: da mesma família que a alface, possui um sabor amargo e é rica em cálcio e ferro. Use em chás, sopas e saladas.

Fora de seus locais de origem, você pode encontrar essas hortaliças pela internet ou em mercados especializados. Se tiver alguma dica, coloque nos comentários.

Você já conhece ou experimentou alguma dessas hortaliças não convencionais? Coloque nos comentários! E se você curtiu esse post, não se esqueça de compartilhá-lo com amigos! Até a próxima!

Um comentário
  1. Boa noite, pode me dizer se a Flor-de-Maio pertence as Pancs?

    1. Olá! A flor-de-maio não é comestível. Apesar de não haver registros de toxicidade, seu consumo não é recomendado. Esperamos ter ajudado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *