Horta em pequenos espaços

Para muitos falar em horta significa pensar em grandes áreas de terra em um local tranquilo. Mas cada vez mais o hábito de cultivar ervas, usadas para tempero, vem se tornando comum nos espaços urbanos e podem muito bem se adaptar a varanda do seu apartamento.

As vantagens da hora em casa são muitas, mas destacamos aqui o fato de você ter sempre a planta novinha, recém colhida do vaso, e livre de agrotóxicos. Alguns dos temperos mais comuns nas hortas em apartamentos são: alecrim, manjericão, manjerona, cebolinha, hortelã, salsa, sálvia, coentro e tomilho.

O primeiro passo para montar a sua horta é garantir que ela fique localizada em um local ensolarado. Prefira que áreas que recebam o sol da manhã. Escolha vasos ou jardineiras com volume mínimo de 1 litro. Outras opções são canos de PVC (de 30 centímetros de diâmetro) cortados ao meio, ou garrafas PET (2 litros) cortados ao meio. Observe se todos os recipientes possuem furo embaixo para a drenagem da água. Complete-os com terra pronta, com matéria orgânica, nitrogênio, fósforo e potássio.

A plantação começa com sementes ou mudas, dependendo da cultura. Observe também o espaçamento necessário de cada planta, assim ela crescerá saudável. No período inicial a rega deve ocorrer três vezes por dia, até que a semente germine ou a muda se adapte ao solo. Após esta fase regue apenas uma vez ao dia. Retire as folhas doentes que aparecerem, bem como plantas invasoras e insetos, que podem trazer pragas para a sua cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *