Como fazer mudas por estaquia

Crédito radiotirol.com.br

A propagação de mudas por estacas é muito utilizada em plantas ornamentais e frutíferas. O método é simples e consiste no plantio de um ramo ou folha da planta, a partir do qual se desenvolvem novas raízes. Veja como fazer:

Estaquia de ponteiro: utilizada para plantas ornamentais
Escolha ponteiros laterais fortes, saudáveis e sem flores (estacas com tamanho de 7 a 12 cm). Remova as folhas da parte inferior e coloque a estaca na água ou em composto preparado na hora. Deixe em local quente e úmido.

Estacas semilenhosas: as estacas semilenhosas são tenras no ápice e firmes na base. Ideal para a reprodução de mudas de arbustos.
Escolha ramos saudáveis e sem flores (estacas de 10 a 15 cm). A base das estacas deve estar um pouco lenhosa. Retire as folhas da parte inferior e corte as folhas restantes pela metade, para evitar a transpiração e gasto energético excessivo da planta. Remova uma lasca da base, aplique hormônio enraizador em pó e plante. Coloque as estacas enraizadas em local protegido.

Estacas lenhosas: são estacas produzidas a partir de ramos mais firmes. Método ideal para árvores frutíferas, roseiras e arbustos.
Escolha ramos saudáveis e sem flores (de 15 a 30 cm)e corte-o. Para as árvores cujas folhas caem no inverno (plantas decíduas), é recomendado que as estacas sejam feitas quanto a planta estiver sem folhas. Se a estava possuir folhas, retire as que estão na base e corte as restantes pela metade. Coloque as estacas no substrato já preparado. As estacas podem ser plantadas também já em seu local definitivo, mas se o objetivo é produzir mudas, utilize um vaso ou saco para mudas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *