Como cultivar bromélias

Bromélia Tillandsia
Crédito Jardim da Terra

Plantas tropicais bastante populares no Brasil, as Bromélias apreciam ambientes com temperaturas entre 15 e 25 graus. Em geral, são fáceis de cultivar durante todo o ano. Estas plantas não necessitam de fertilizantes e podem florescer em qualquer época do ano.

Hoje vamos ensinar a cultivar a Tillandsia, um gênero de bromélias que compreende cerca de 500 espécies, com grande variedade de cores. As bromélias deste gênero possuem grande capacidade de sobrevivência e podem ser cultivadas sobre outras plantas, como árvores ou em placas de fibra de coco. Também podem ser cultivadas em vasos. Elas não precisam de sol direto, devem estar em local protegido, mas com bastante luz.

Época de floração: geralmente começa no final do outono ou início do inverno e se estende até a primavera.

Época de plantio: durante todo o ano.

Clima: quente e úmido.

Luz: meia sombra ou sombra com bastante claridade, com luz difusa ou filtrada.

Regas: Nunca regue as suas bromélias durante o período mais quente do dia. Molhe as raízes moderadamente e borrife água nas folhas para simular um ambiente mais úmido.
Após a floração, o ciclo das bromélias termina. A planta morre, mas produz várias mudas que iniciarão um novo ciclo de vida. Você deve separar e replantar a muda para continuar o cultivo. As mudas só devem ser separadas quando atingirem metade do tamanho da planta mãe.

Como transplantar a muda para o vaso:

As bromélias crescem em quase todo o tipo de solo, de preferência os levemente ácidos e bem drenados. Não é indicado enterrar demais a planta, mantendo a base das flores acima do solo.

Preparo do solo para bromélia:

1 parte de areia grossa ou pedriscos
1 parte de musgo seco ou humos de minhoca
1 parte de terra ou folhas moídas.

Como montar o vaso para receber a planta:

1) Adicione argila expandida ou brita no fundo do vaso
2) Em cima da argila expandida acrescente a manta de bidim ou manta de poliéster para filtrar a água e evitar que a terra se infiltre por entre as bolinhas da argila (ou pedras), entupindo o dreno
3) Adicione o solo levemente ácido
4) Adicione casca de árvores para um melhor acabamento e também para que ervas daninhas não apareçam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *