Como criar um arranjo de vaso

Festas de final de ano sempre pedem uma mesa organizada e com um ótimo arranjo. É possível organizar um deles sem gastos excessivos e realizando com as próprias mãos. Vamos tentar esse passo a passo do Jardim das Ideias?

Antes de organizar suas flores, corte os caules em um mesmo ângulo, mas mantendo todos eles organizados. Anote os materiais necessários: vaso (pode ser transparente semelhante à foto), esterilizante, fio transparente, tesoura especial, dois tipos de folhagens e quatro tipos de flores.

Prepare o vaso e as flores

Encha um vaso limpo, já bem lavado, com água fresca. Se você estiver usando um vaso de vidro transparente, adicione um tablet de esterilização. Nessa hora, classique todas as flores e folhagens em pilhas separadas. Idealmente, você tem que ter de 5 a 8 hastes de cada um dos dois tipos diferentes de folhagem e 3 a 5 hastes de cada um dos quatro tipos diferentes de flores.

Posicionando no vaso

Coloque de 3 a 4 hastes de um tipo de folhagem no vaso. Essas hastes cairão naturalmente em ângulo contra um dos lados do vaso, na criação de uma forma de leque solto, formando um quadro de base. Elas destinam-se a ser um pouco mais curta do que a outra. Se você usar um vaso opaco, insira o fio de no vaso primeiro para garantir que cada haste repousa no ângulo correto. Veja na foto!

Adicionando mais folhagem

Esse o momento de adicionar o segundo tipo de folhagem entre as hastes já colocadas. Compare o tamanho daquelas que você já colocou com as que você irá adicionar. Se precisar, corte e faça a divisão novamente, adicionando à disposição. O bacana é deixar a folhagem na frente do vaso, com longas raízes na parte de trás e nas laterais. Depois de construir a forma de leque, parar de adicionar mais folhagem e partir para a próxima etapa.

Adicionando flores

Coloque a primeira variedade de flores, geralmente as maiores. Segure cada haste da flor em um ângulo na frente do vaso onde você acha que você gostaria de colocá-la, em seguida, cortar a extremidade da haste e insira-o em um novo ângulo. Adicione a outra variedade. Dessa vez, dobre cada haste na frente do vaso. Embora você precise julgar o comprimento de cada haste de forma individual, o objetivo é criar uma forma graduada que é baixo na frente e alto na parte traseira.

Verifique o arranjo de lado

Nesse momento é preciso virar o arranjo de lado para verificar se tudo está certo também na lateral. Se você usar um vaso claro, também vale a pena olhar para os caules dentro do vaso neste momento para verificar se eles estão posicionados em um ângulo correto.

Colocando mais flores

Na última etapa você pode adicionar ainda mais flores, verificando a altura e a posição de cada espécie antes de adicioná-la ao projeto. A dica é colocar a flor onde existem lacunas para preencher.

Usar quatro variedades de flores em um arranjo vaso garante uma textura rica, além de uma variedade de cor, criando mais movimento através dele. Se a peça for para o Natal, abuse das espécies com cores vivas e que garantem o espírito da data. Uma delas é a Poinsétia.

Gostou da dica? Se for realizar em casa, compartilhe com a equipe do Jardim das Ideias.

Fonte/fotos: HGTV

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *