Casca de pinus: benefícios da utilização

Casca de pinus: benefícios da utilização

Muito usada como cobertura em vasos e canteiros, a casca de pinus pode trazer mais benefícios do que você imagina. Sem adição de corantes ou produtos químicos, a casca é 100% natural e utilizada junto às mais variadas espécies, como samambaias, violetas, árvores e plantas em geral.

Benefícios de usar casca de pinus como cobertura do substrato

Muito além do acabamento, a casca de pinus é uma verdadeira aliada do jardim saudável. Isso porque ela:

1. Mantém o vaso úmido por mais tempo;
2. Ajuda a evitar pragas e doenças, que se concentram na casca e não na planta viva;
3. Mantém o solo fértil por mais tempo;
4. Reduz o aparecimento de ervas daninhas;
5. Promove uma maior longevidade às plantas;
6. É ecologicamente correta e biodegradável.

Você pode espalhar as cascas de Pinus por igual em vasos, canteiros e jardineiras, de forma que faça uma forração na superfície dos mesmos. Ela não tem cheiro e ainda garante um visual harmônico para o seu cantinho verde.

Essa é apenas uma das muitas dicas apresentadas pela jardineira Carol Costa, do site Minhas Plantas, na websérie Sob Medida:

Para conferir mais dicas, acompanhe o Jardim das Ideias STIHL no Instagram. E inscreva-se no canal do YouTube para não perder os novos episódios da websérie Sob Medida.

Um comentário
  1. Oi Carol td verdinho? Olha eu estou tentando cultivar umas plantas em vasos, mas me falta muito conhecimento. Tenho algumas que fiz por estaquia e outras por mudas. Meu sonho é ter muitas, de várias espécies e tudo mais. Só tem um probleminha, não tenho espaço e o pouco que tenho não estou sabendo administrar. Me ajuda,🤗🤗. Curto muito você todos os seus vídeos.

    1. Olá, tudo bem? Aqui no blog tem várias dicas que podem ajudar. Além disso, na websérie Sob Medida mostramos que é possível ter jardins de vários tamanhos, inclusive em pisos cimentados. Vale a pena conferir no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=r1Rx4hIDKQU
      Qualquer dúvida, estamos à disposição!
      Abraços 🙂

  2. Bom dia! Usei casca de pinus em minhas plantas recém transplantadas. Porém percebi que embaixo do pinus está aparecendo uma teia branca, parece bolor, não sei dizer, acredito que seja pela umidade, isso não faz mal a minhas plantinhas?

    Ainda estou começando na jardinagem =)

    1. Olá, Harumi. Quando usamos algum material para cobertura da terra, assim como você fez com a casca de pinus, é comum que a terra se mantenha mais tempo úmida, o que pode ser favorável para alguns fungos. De forma geral estes organismos não são patogênicos, ou seja, não são fonte de doença para as plantas. Siga de olho, acompanhando a evolução da situação. Aproveite para revisar se as plantas estão recebendo as condições ideais de cultivo para cada espécie (luz, frequência e quantidade de rega, adubação, poda).
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  3. Olá, boa tarde!
    Posso colocar casca de pinus no vaso das Zamioculca?
    Obrigada ☺️

    1. Olá, Caroline. Pode sim, tanto na parte de baixo do vaso, formando uma camada de drenagem ou por cima da terra, formando uma fina camada de cobertura. Evite formar uma camada muito grossa em cima da terra, pois acaba retendo umidade e pode prejudicar o desenvolvimento da planta.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  4. Olá, tudo bem? Gostaria de saber se a casca de pinus impede ou atrapalha o nascimento de novas mudinhas nos vasos, pois eu uso nos meus vasos de cacto e suculentas. Grata pela atenção

    1. Olá, Isabelle. De forma geral, não atrapalham, desde que não tapem as folhas e brotinhos das plantas. Ela pode ser usada como cobertura dos vasos, por uma questão estética, mas não deve formas uma camada muito alta, pois podem reter demais a umidade e formar um microclima, favorável para fungos e doenças. Vale lembrar que cactos e suculentas precisam de sol para se desenvolverem e também para formar novas mudas… caso os vasos estejam em local de pouco sol, este motivo pode estar contribuindo para esta “dificuldade de rebrotar as mudinhas”.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

  5. Plantei mudas de exsórias na lateral de um muro bem sobreado e úmido. Preciso fazer uma forração com pínus., estou pensado em por pedrisco ou areia antes da casca. ok? tudo bem?

    1. Olá, Suely. Cuide para esta camada de forração não ficar alta demais, pois pode acabar prejudicando a planta. Você pode usar uma camada de manta de tecido, feltro ou bidim antes da casca ou do acabamento que você escolher.

      Já que você mencionou que o local é úmido, convém controlar as regas evitando que a planta fique afogada com o passar do tempo, ainda mais no local sombreado, onde ela irá tomar menos água e poderá ficar amarelada facilmente.

      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

    1. Olá, Ana Maria. De certa forma, qualquer material utilizado como cobertura de vasos pode servir de abrigo para pequenos insetos e outros animais como aranhas e escorpiões. Não há nada que comprove que a casca de pinus atraia escorpiões, mas você pode monitorar no caso de haver histórico de escorpiões na área.

  6. Boa tarde,

    Posso usar casca de pinus em plantas do género echeveria (suculentas)?

    Vai beneficiar?

    Obrigado

    1. Olá, João. As suculentas em geral podem se beneficiar com o uso de uma fina camada de cobertura de solo. Pode usar a casa de pinus, sem nenhum problema, desde que você não faça uma camada muito grossa, pois poderia reter umidade e prejudicar a planta. Lembre de seguir os cuidados de acordo com as preferências da espécie (luz, água, tipo de substrato, adubação, etc).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *