Bougainvillea: flores o ano inteiro

Bougainvillea: flores o ano inteiro

Já imaginou o jardim florido o ano inteiro? Se você ficou animado com essa possibilidade, então esse é post para você! Existem várias espécies que florescem não só na primavera, como em outras estações, algumas até durante todo o ano. Uma delas é a trepadeira Bougainvillea spectabilis, conhecida também pelo nome Três-marias e Primavera, que é o assunto deste post. Vem descobrir mais sobre ela com a gente!

Como dissemos antes, a Bougainvillea é uma trepadeira lenhosa com florescimento incrível. As folhas são pequenas, lisas, alongadas e brilhantes, com flores pequenas de vários tons. Outra característica interessante da planta é que como ela é nativa do Brasil, ela gosta muito de sol. Se você se interessou veja as dicas que preparamos para que você possa cultivá-la:

– Planta de fácil cultivo, no entanto, dê uma atenção especial ao solo, que deve ser bem drenado.
– Deve ser cultivado em pleno sol.
– Não precisa de adubação, pois é muito resistente.
– Aprecia clima quente, no entanto, quando a temperatura é muito baixa a floração diminui.
– Faça podas e manutenções anuais, para estimular o florescimento e renovar parte da folhagem.
– Regue 1 ou 2 vezes por semana, de acordo com o clima, aumentando em temperaturas quentes, e diminuindo no inverno.
– Ela pode ser conduzida, ou seja, amarre-a em uma tela, grade, muro ou pergolado. Com certeza a Bougainvillea vai dar um toque todo colorido e especial às estruturas do seu jardim.
– Pode chegar até 5 metros.

Já percebeu que existem vários motivos para cultivar ela no seu jardim, né? Com todas essas dicas você já pode se preparar para ter ela no quintal, é só multiplicar ela por sementes, alporquia e estaquia.

Gostou? Deixe nos comentários suas dúvidas ou sugestões de pauta para o blog. 🙂

Um comentário
  1. Minha Bougainville não está dando flor,eu plantei ela em março desse ano,ela só cresce mais não tem um florzinha,o que eu faço?

    1. Olá, Janaína. Elas florescem após um estímulo de adubação, após uma chuva após um longo período sem água ou mesmo após a brotação resultante de uma poda. As flores brotam nas pontas dos ramos, por isso evite cortar os galhos pelas pontas. Você pode realizar uma adubação e regar bastante nos próximos dias. Ela deve florescer.

  2. Esta espécie solta muitas flores e folhas?! Pretendo planta-la na calçada mas tenho receio de que suje com muitas folhas o quintal da vizinha. Estou na dúvida se planto a bouganville ou hibisco. Qual me aconselha?! Obrigada.

    1. Olá, Talita. Ambas são super rústicas e fáceis de cuidar. Para calçadas não recomendamos a buganville por conta dos espinhos nos ramos. Além do hibisco, você pode procurar por outros arbustos que florescem, como malvaviscus, gardênia, azaleia, ixora, eugênia (pitanga de jardim), viburno, entre outras. Todas estas aceitam muito bem a poda e podem ser conduzidas como cerca viva, com topiaria ou estilo natural, com os ramos crescendo livremente.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *