Plantas como muro: conheça espécies indicadas

Plantas como muro: conheça espécies indicadas

Usar plantas como muro tem sido uma prática muito utilizada no paisagismo, pois dá um ar moderno e relaxante para o ambiente. Já falamos aqui no Jardim das Ideias sobre algumas espécies, e hoje você irá aprender mais 5 opções de plantas para você ter uma variedade de possibilidades na hora de escolher a melhor para sua casa. Quer saber mais? Continue lendo esse post!

Duranta erecta: popularmente conhecida como pingo-de-ouro, duranta, violeteira e violeteira-dourada, essa espécie tem origem mexicana e pode medir até 1,5 m de altura. Sua folhagem é densa e na cor amarelo-dourado, tendo como característica sua flor nos tons de roxo e azul, que normalmente aparecem apenas quando não é realizada a poda constante.

Hedera helix: conhecida como hera, aradeira, hera-dos-muros, hera-inglesa e hera-trepadeira, é uma espécie perfeita para dar o efeito de “muro verde”, pois sua folha é simples e de um verde escuro. Gosta muito de sol e umidade e se adapta muito bem em grades e muros rústicos.

Buxus sempervirens: cerca-viva conhecida como buxinho, árvore-da-caixa e buxo, tem a capacidade de regeneração principalmente após a poda semestral. Sua durabilidade é grande e necessita de baixa manutenção. O cultivo deve ser realizado a pleno sol ou meia-sombra e precisa de rega regular.

Epipremnum pinnatum: muito comercializada em vasos e usada na decoração de ambiente, conhecida comumente como jiboia, era-do-diabo e jiboia-verde, uma das poucas trepadeiras para utilização à meia-sombra. Suas folhas são brilhantes e tem crescimento rápido.

Podranea ricasoliana: espécie trepadeira, popularmente conhecida como sete-léguas, tem ramos longos e pode chegar até 10 metros. Suas flores são grandes e muito perfumadas, florindo o ano todo, mas principalmente no verão. Necessita de poda anual e um cuidado mais atencioso em seu estágio inicial.

Dicas e cuidados com as plantas usadas como muro

Você pode fazer a mesclagem de várias espécies para cobrir o seu muro, mas é importante saber as necessidades de cada uma para realizar essa fusão. Pois algumas gostam de mais sol e outras se desenvolvem melhor a meia-sombra.

Para a plantinha ter uma melhor fixação é interessante que o muro tenha alguns relevos, ou seja mais áspero, assim ela aderirá mais fácil a parede.

O que você achou? Gostou das dicas? Comente se você já tem alguma espécie de planta como muro e fique sempre por dentro das novidades e dicas no portal Jardim das Ideias STIHL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *