Veja 5 opções de plantas para cerca viva

Veja 5 opções de plantas para cerca viva

As cercas vivas são opções muito criativas para embelezar o jardim e estão, cada vez mais, ganhando espaço nos projetos de paisagismo. Elas são uma excelente maneira de demarcar espaços, oferecendo maior privacidade, mas sem perder a sensação de contato com a natureza, graças ao seu frescor. Antes de fazer a escolha da espécie de cerca viva, é importante saber se ela é de cobertura total ou parcial, como é o seu ciclo de crescimento – se rápido ou lento – e qual é a altura que ela pode alcançar. Para ajudar você na escolha, separamos 5 plantas perfeitas para cerca viva, suas características e formas de cultivo.

1 – Clúsia (Clusia fluminensis)

Com suas folhas lisas e brilhantes, a clúsia também é conhecida como mangue-da-praia ou abano e é indicada para locais que recebem sol pleno ou sombra parcial. Pelo fato dessa planta gostar do clima tropical e tolerar bem a maresia, é muito comum ela fazer parte dos jardins de casas litorâneas. 

A clúsia requer baixa manutenção e é bastante resistente às pragas. Ela cresce rapidamente, podendo alcançar os 4 metros de altura.

Cuidar dela é muito fácil, basta usar substrato rico em matéria orgânica, fazer regas frequentes e realizar podas de limpeza e formação quando necessário. 

2 – Murta (Murraya paniculata)

Outra espécie muito utilizada em cercas vivas é a murta, que também é conhecida como murta-de-cheiro. Com folhas pequenas e fechamento denso, ela é uma ótima opção para podas artísticas, podendo alcançar os 7 metros de altura, por isso, suas podas devem ser regulares. Ela se desenvolve bem em qualquer clima e deve ser plantada em locais com bastante luminosidade.

3 – Primavera Bougainvillea (Bougainvillea spectabilis)

Se você quer sair um pouco das tradicionais cercas vivas verdes, uma opção colorida e muito bonita é a primavera Bougainvillea. Suas folhas contam com uma variedade de cores, podendo ser rosa, branca, vermelha, amarela e laranja. Desse modo, você pode escolher uma delas ou fazer combinações, misturando as cores da sua preferência.

Essa planta é indicada para locais de sol pleno e suas regas devem ser moderadas, ou seja, somente quando o substrato secar por completo, o que normalmente acontece uma vez por semana em solos secos. Já nos demais tipos de solo, a rega pode ser feita a cada 15 dias. 

4 – Azaleia (Rhododendron simsii)

A azaleia é mais uma opção de planta para quem gosta de uma cerca viva colorida. Ela apresenta uma folhagem verde-escura e flores nas cores vermelha, rosa, vinho, branca, lilás, entre outras.

Por ser uma planta perene, ela costuma florescer no final do inverno e prefere temperaturas frias e amenas. Vale destacar que seu crescimento é lento e a planta pode demorar um pouco para cumprir a função de cerca viva, porém vale a pena esperar para poder contemplar suas lindas flores. Outra dica valiosa é não conduzir a planta como as cerca vivas comuns, isto é, com podas frequentes, já que isso pode impedir seu florescimento.

5 – Bambu japonês (Pseudosasa japonica)

Se você está buscando uma cerca viva para criar barreiras contra a poeira e o som, o bambu japonês ou metake é a escolha certa. Com rápido crescimento, esta espécie possui hastes retas, que podem alcançar 5 metros de altura, porém, pode ser mantida podada na altura desejada. Suas folhas largas são capazes de formar cercas fechadas muito elegantes e sofisticadas que combinam muito bem com espaços com piscina e jardins. Recomenda-se usar de 4 a 6 mudas por metro linear para obter um fechamento da cerca viva.

Por se adaptar aos climas frios e quentes, a planta pode ser mantida tanto no sol quanto na sombra. 

Para os arbustos que necessitam de podas constantes, a STIHL conta com uma linha completa de podadores que facilitarão essa tarefa. Basta escolher o modelo que mais se adapte às suas necessidades e às necessidades da sua cerca viva.

Gostou das nossas dicas? Existe alguma outra espécie que você conheça que também é ideal para cumprir a função de cerca viva? Conte para a gente, vamos adorar conhecer. Até mais!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *