Materiais pra facilitar a drenagem nos vasos

Materiais pra facilitar a drenagem nos vasos

Quem gosta de cultivar plantas sabe que uma das coisas mais importantes é cuidar bem da drenagem nos vasos. Com isso feito corretamente, já é meio caminho andando pra garantir que as espécies sobrevivam de forma saudável. Para impedir o encharcamento do solo e por consequência o apodrecimento das plantas, você pode usar materiais bem simples. Confira neste post como fazer isso 😉

Argila expandida: é indicada apenas uma camada do material no fundo do vaso. A argila ajuda na evasão da água das regas, impedindo que o solo fique encharcado.

Cacos de telha: em vasos com somente um furo central o ideal antes de tudo é colocar um pedaço de caco de telha bem em cima do furo do vaso. Dessa forma, impede que a água escoe. Uma dica: nunca use um pedaço de telha já utilizado, pois ele pode conter fungos que proliferarão no vaso.

Manta de drenagem: em vasos com profundidade menor de 15 centímetros, coloque um pedaço retangular de manta no fundo em cima dos furos e logo acima a camada a terra. A areia e a manta garantem que a água escoe para a próxima camada (a de pedra), porém que os nutrientes fiquem retidos e acessíveis para a absorção da planta através da raiz.

Pedriscos: além de ajudar na drenagem, deixam o vaso mais bonito. Como possuem estrutura porosa e irregular, facilitam a absorção da umidade.

É claro que não dá pra esquecer de alguns detalhes importantes como, por exemplo, qualquer vaso deve ter furos embaixo, caso o contrário a drenagem não funciona. Outra dica é que a primeira rega deve ser feita logo após o plantio da muda, até que a água comece a sair pelos furos. Depois, disso a rega deve ser feita só quando a camada superficial estiver seca. Anotado? Como vocês viram é muito fácil garantir a drenagem nos vasos, e isso é fundamental pra as plantas, então mãos a obra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *