Cultive cogumelos em casa!

Cultive cogumelos em casa!

Cultivar cogumelos em casa não é um bicho de “sete cabeças”, e qualquer jardineiro um pouco mais habilitado consegue fazer com tranquilidade. Os cogumelos são uma opção saudável para qualquer dieta, pois têm poucas calorias e gordura, são ricos em fibras e contêm grandes quantidades de potássio. Além disso, são muito fáceis de cultivar em casa, onde a temperatura e luminosidade são mais facilmente gerenciadas. Aprender a cultivar cogumelos em casa é uma questão de gerenciar suas condições de crescimento cuidadosamente.

1 – Decida que tipo de cogumelo você quer cultivar. Os três tipos de cogumelos mais fáceis de plantar em casa são o Ostra, Paris (champignon) e Shiitake. O método de cultivo de cada um é semelhante, mas o meio ideal de crescimento difere. Cogumelos ostra crescem melhor em palha. Já Shiitakes crescem melhores na serragem de madeira. O Paris cresce melhor em compostagem. Estes diferentes ambientes de crescimento refletem as diferentes necessidades nutricionais de cada espécie. No entanto, todas essas espécies podem ser cultivadas facilmente em serragem ou palha.

A escolha do cogumelo para cultivo é mais uma questão de gosto. Cultive o que você mais quer comer.

2 – Compre “sementes” de cogumelos. Sementes de cogumelo são feitas de serragem misturada com micélios de cogumelos – essencialmente, a raiz do fungo. São usadas de forma parecida com mudas de plantas para facilitar o crescimento. Você pode comprar micélios de cogumelos de alta qualidade em vários varejistas online, algumas lojas de jardinagem ou em lojas especializadas em orgânicos.

Importante: compre micélios, não esporos. Alguns varejistas também vendem esporos, que são mais parecidos com as sementes de plantas (e não com mudas). Cultivar cogumelos a partir esporos requer mais tempo e prática, sendo mais adequado para um cultivador experiente.

3 – Esterilize o meio de crescimento. Se você está cultivando cogumelos em palha ou serragem, será necessário esterilizar estes meios antes de inocular com os micélios. Isso é feito para matar quaisquer microrganismos que possam competir com os micélios. Para esterilizar o meio de crescimento, coloque-o em uma tigela para micro-ondas e adicione água suficiente para umedecer a palha ou serragem. Coloque a tigela no micro-ondas e deixe por dois minutos em potência alta ou até que a água ferva. O procedimento mata quaisquer micro-organismos, deixando o meio de crescimento seguro para receber os micélios de cogumelos. Pode ser necessário trabalhar em lotes para esterilizar toda a palha ou serragem.

4 – Os micélios precisam se espalhar no meio de crescimento antes de produzir cogumelos. Uma temperatura morna incentiva esse crescimento. Após escolher o meio de cultura adequado para sua espécie de cogumelo, coloque alguns punhados dele em uma assadeira. Uma assadeira rasa, mas grande, dará mais espaço para o cogumelo crescer.

Misture os micélios no meio de crescimento com os dedos. Coloque a assadeira sobre uma almofada térmica a 21°C. Esta é a temperatura ideal para incentivar o crescimento. Deixe tudo em um ambiente escuro, como um armário, por cerca de três semanas. Isso permitirá que os micélios de cogumelos permeiem o meio de crescimento.

5 – Coloque o meio de crescimento em um ambiente adequado. Após três semanas, você precisa colocar a assadeira em um ambiente escuro e fresco (13°C). Um porão geralmente funciona bem para isso, mas um armário ou gaveta em uma sala sem aquecimento servem no inverno. Cubra o meio de crescimento com um punhado de terra e molhe até que fique inteiramente úmido.

Você pode colocar uma toalha úmida sobre a assadeira para evitar perda de umidade, se quiser. A mistura deve ser mantida úmida e fresca enquanto os cogumelos crescem. Verifique periodicamente e molhe conforme necessário.

6 – Colha os cogumelos quando eles estiverem totalmente crescidos. Em cerca de três semanas, você verá pequenos cogumelos aparecendo. Continue mantendo o ambiente úmido, fresco e escuro para estimular o crescimento.

Quando o chapéu dos cogumelos se separarem completamente do talo, eles estão prontos para a colheita. Você pode arrancar os cogumelos com os dedos, mas corre o risco de danificar os fungos em desenvolvimento sob a superfície. Em vez disso, use uma faca afiada para cortar os cogumelos na base do talo.

É melhor lavar os cogumelos antes de cozinhar ou comer. Você pode armazená-los em um saco de papel na geladeira por até uma semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *