Passo a passo para cultivar cogumelos comestíveis em casa 

Passo a passo para cultivar cogumelos comestíveis em casa 

O consumo de cogumelos está aumentando a cada dia, devido às suas propriedades nutricionais e ao seu sabor sofisticado, e com isso cresce também a busca por alternativas para cultivar espécies comestíveis e ter o item disponível em casa para diversas receitas. Confira o passo a passo para iniciar o cultivo de forma segura e eficiente.

Passo 1 – Adquira sementes inoculadas

O início do cultivo se dá através de sementes inoculadas. Por isso, é preciso escolher a espécie de cogumelo comestível desejada e adquirir essas sementes de um local especializado para garantir a boa procedência e a segurança para a alimentação após a colheita. É importante destacar que as sementes precisam ser mantidas em temperaturas amenas, sendo indicado o armazenamento na geladeira até o início do cultivo. 

Passo 2 – Prepare o substrato 


Cogumelos precisam de matérias orgânicas para se desenvolverem e o substrato pode ser facilmente preparado com algumas delas, como: folhas de bananeira, serragem e palha. Após coletá-las do meio ambiente, corte-as em pedaços pequenos para depois iniciar o processo de pasteurização. Lembre-se de que esse processo irá reduzir bastante o volume, por isso o ideal é ter uma grande quantidade como base inicial. 

Passo 3 – Realize a pasteurização 

Essa etapa é fundamental para retirar possíveis fungos antes do início do cultivo. Em uma grande panela, composta até a metade por água, adicione toda a matéria orgânica picada anteriormente e deixe pasteurizar por cerca de duas horas a uma temperatura de 70 graus. Após o tempo indicado, retire o substrato da panela com uma escumadeira e deixe em um escorredor para drenar a água. Depois, posicione em um saco plástico ou em uma área esterilizada para esfriar, mantendo-o coberto para evitar a contaminação. 

Passo 4 – Prepare o local de cultivo 

Com o substrato frio, é hora de iniciar a montagem do cultivo em um recipiente plástico. A sugestão mais simples para esse processo é a utilização de um balde ou galão plástico, devidamente esterilizado antes do uso. Faça alguns furos na lateral do recipiente escolhido e inicie a colocação do substrato e das sementes, realizando camadas alternadas até completar todo o espaço. Tampe o local e mantenha o cultivo em uma área fresca e úmida, que não receba a incidência de luz solar. 

Passo 5 – Acompanhe o processo de cultivo

Seguindo corretamente as etapas de cultivo indicadas anteriormente, no período de 2 a 4 semanas o recipiente estará completamente colonizado pelo micélio do cogumelo, isto é, com inúmeras ramificações vegetativas para o desenvolvimento do fungo. Após essa fase de colonização, irá iniciar o desenvolvimento de pequenos cogumelos. O processo de cultivo dura de 90 a 160 dias e a indicação para colheita é retirar os cogumelos antes que as suas bordas estejam viradas para cima. 

Passo 6 – Reutilize o substrato

É possível reutilizar o substrato para novas colheitas, podendo realizar no mesmo ambiente cerca de 4 culturas antes do esgotamento da matéria orgânica. Dessa forma, após a primeira colheita, aguarde de 2 a 3 semanas para retirar novos cogumelos. Realize o processo até perceber o encerramento de novas produções, indicando a necessidade de refazer todo o ambiente com um novo substrato para voltar a cultivar. 

Agora que você já aprendeu como cultivar cogumelos comestíveis em casa, basta escolher a espécie que mais agrada o seu paladar e começar o processo! Conhece mais alguém que adore essa iguaria? Compartilhe esse post e ofereça esse passo a passo incrível! 

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *