Como cultivar milho

Como cultivar milho

Um dos cereais mais cultivados e populares do nosso país, o saboroso milho vai bem tanto em festas juninas quanto a beira da praia. Se você já sabe como usar ele na cozinha, que tal agora aprender como cultivá-lo? Separamos algumas dicas e instruções para que você também possa plantar ele no seu jardim! Pegue o papel e a caneta, e anote:

Primeiro, vamos começar pela época mais ideal de cultivo. A época de semeadura mais adequada é aquela que faz coincidir o período de floração com os dias mais longos do ano e a etapa de enchimento de grãos com o período de temperaturas mais elevadas e alta disponibilidade de radiação solar. Na região sul, o milho geralmente é plantado de agosto a setembro e, à medida que se
encaminha para os estados do Centro-Oeste e Sudeste, a época de semeadura varia de outubro a novembro.

O próximo passo é escolher o local do plantio que deve atender as necessidades do cereal. Você sabia que o milho gosta de tomar bastante sol enquanto cresce? Por isso, é fundamental que você escolha uma parte do seu jardim que pegue muitos raios solares ao longo do dia.

Com a área escolhida, é importante que seu solo seja rico em nitrogênio e bem adubado, com uma temperatura mínima de 15°C. Se ele não for quente o suficiente, você pode aumentar a temperatura dele cobrindo-o com plástico preto. Corte buracos nesse plástico preto e plante seu milho no meio deles. Outra dica é adicionar adubo ao solo de duas a quatro semanas antes de plantar o milho.

Quantas pessoas irão consumir os milhos? Existe uma estimativa de que para cada pessoa, deva ser cultivado de dez a quinze plantas. Confira mais algumas dicas para garantir o sucesso do plantio:

– O milho se poliniza pelo vento; portanto, é melhor plantá-lo em blocos do que em fileiras individuais.
– Plante as sementes a 2,5-5,0 centímetros abaixo do solo, distanciando uma planta de outra num espaço entre 60-90 centímetros.
– Para aumentar as chances de as sementes germinarem, plante 2-3 sementes juntas em cada buraco.
– O milho precisa de cerca de 2,5 centímetros de água por semana.

Depois de todos esses passos e de um pouquinho de paciência, o milho estará pronto para ser colhido quando os grãos estiverem se apertando na espiga, produzindo um fluido semelhante ao leite ao ser perfurado.

E você agora com essas instruções também irá cultivá-lo? Conta aqui pra gente como você gosta de preparar o milho nas suas receitas!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *