Como combinar as cores no jardim

Como combinar as cores no jardim

Entre as maiores preocupações na hora de montar um jardim bonito e harmônico estão: quais cores farão parte do projeto? Como fazer uma combinação interessante de espécies? Há alguma dica para acertar nas cores e plantas do paisagismo? Há alguns caminhos a se seguir, e hoje você encontrará dicas de como organizar jardins de uma forma leve e bela.

Para isso, é necessário voltar um pouco no tempo, mais precisamente na época escolar, onde descobrimos as cores primárias, secundárias, terciárias e complementares. É muito utilizado usado como base o disco de cores, uma ilustração em forma de pizza. Através dela é possível encontrar boas melhores tonalidades para os projetos.

limaonagua

Normalmente são as cores complementares que oferecem as melhores combinações, já que elas são obtidas através de cores opostas no disco de cores. Utilize sempre tons da mesma saturação, assim o resultado do seu projeto será vibrante e alegre. Exemplo: as cores azul e amarelo fortes são harmoniosas, já o azul e amarelo fracos se contradizem.

Por mais que seja quase irresistível misturar todas as cores, tenha em mente que o seu jardim deve ser harmonioso, tanto no estilo das plantas quanto nas tonalidades escolhidas. Outra dica muito interessante é utilizar esta mistura de cores dentro da mesma espécie de planta, isso minimizará a chance de erro e ainda por cima manterá um padrão em seu ambiente.

Para saber mais sobre o assunto, assista ao episódio 26 da websérie Jardim das Ideias – 50 Dias de Verde. Volumetria, cores, texturas e camadas estão entre os principais tópicos apresentados no vídeo.

Inscreva-se no canal do Jardim das Ideias STIHL no YouTube para conferir mais projetos de jardinagem, dicas práticas e muito mais. Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *