Tipos de adubo e nomenclaturas comuns

Tipos de adubo e nomenclaturas comuns

A adubação proporciona a boa nutrição das plantas e, consequentemente, plantas fortes, bem nutridas, mais resistentes a pragas e doenças. Além disso, plantas bem nutridas conseguem completar as fases naturais do ciclo de desenvolvimento das espécies. A demanda por nutrientes varia em quantidade e níveis ao longo do ciclo. Quando uma planta é menor, a dose deve ser menor, assim como o contrário também se aplica. Porém, a planta possui uma taxa de consumo relativamente baixa, independente do seu tamanho.

Conheça os principais tipos de adubo e nomenclaturas comuns

  • Adubação de base: são aqueles que devem ser aplicados antes do plantio, pois demoram mais tempo para “reagir” no solo e liberar os nutrientes às plantas.
  • Adubação nitrogenada: adubo à base de nitrogênio (N).
  • Adubação fosfatada: adubo à base de fósforo (P).
  • Adubação mineral: qualquer adubo que seja fonte de nutrientes minerais para plantas.
  • Adubação orgânica: adubo obtido após o processo de compostagem. Não deve possuir cheiro, ou seja, deve estar curtido para uso como adubo. Em geral o processo de compostagem leva de 4 a 6 meses.
  • Adubação verde: feita a partir do cultivo de plantas que reciclam e fixam nutrientes no solo, como as espécies leguminosas (amendoim forrageiro, ervilhaca, entre outras).

Quando ocorre a falta de algum nutriente, a planta sinaliza. Os nutrientes pouco móveis são os que aparentam sintomas nas folhas de cima ou nas brotações: é o caso do ferro, cálcio e potássio. Os elementos mais móveis nas plantas, por sua vez, são retirados das folhas velhas (ou mais baixas) para serem mandados às folhas novas e brotações, como no caso do nitrogênio.

Quer saber mais sobre adubação e jardinagem de forma geral? Inscreva-se no curso Pró-Jardim STIHL, que é 100% online e gratuito. Saiba mais aqui.

Veja qual é a diferença entre adubo e substrato no blog Jardim das Ideias STIHL. Acesse!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *