Solo argiloso: o que plantar?

Solo argiloso: o que plantar?

Na hora de plantar um jardim florido ou uma horta, é essencial identificar o solo para saber exatamente em que tipo de terreno se está trabalhando. Se você tem o solo argiloso e quer ajuda na hora de escolher as espécies que melhor se adaptam a ele, veio ao lugar certo. Continue lendo!

O solo argiloso é composto por argila, alumínio e ferro fazendo com que não tenha uma boa circulação de ar e a água não escorra com facilidade. Assim, podendo ficar encharcado por reter muito líquido quando há chuvas intensas e formar uma camada dura em sua superfície em época de seca. No entanto, apesar de o solo argiloso ter alguns pontos negativos, ele também é rico em nutrientes, bastante fértil e muito usado na agricultura.

Plantas para o solo argiloso

Se você quer fazer plantio em solo argiloso, confira uma seleção de espécies que se adaptam bem a esse terreno:

1 – Amarílis (Hippeastrum hybridum): também conhecida como açucena e flor-da-imperatriz, essa espécie tem flores belíssimas e com cores variadas. É fácil de cuidar e pode florescer em qualquer época do ano.

2 – Pata-de-elefante (Beaucarnea recurvata): também chamado popularmente biucárnea e nolina, é um arbusto ornamental. Praticamente não exige manutenção e quando ainda novo pode ser colocado em ambientes internos.

3 – Milho (Zea mays): o famoso milho é um cereal altamente nutricional e perfeito para quem gosta de ter espécies como essas no quintal como solo argiloso.

4 – Morango (Fragaria vesca): como não gostar de moranguinhos? Muito utilizado na culinária, ele se adapta bem em solo arenoso-argiloso.

5 – Mosquitinho (Gypsophila paniculata): também conhecido como cravo-de-amor ou véu-de-noiva, o mosquitinho é delicado e tem como sua característica principal numerosas flores pequenas na cor branca.

E aí, já escolheu qual das espécies vai plantar no seu quintal com solo argiloso? Conte pra gente nos comentários.

Um comentário
  1. Meu terreno e umido e argiloso , preciso saber quais frutas e verduras devo cultivar pra melhor aproveitalo

    1. Olá, Pedro. Os solos ricos em argila – chamados de argilosos – são muito favoráveis aos cultivos agrícolas. Você pode cultivar dezenas de espécies, formando uma horta ou lavoura sustentável.
      Antes de plantar, faça o preparo da terra, formando canteiros ou nivelando o terreno, se for o caso. Escolha cultivar as hortaliças, temperos, ervas e chás que você irá consumir. Pesquise quais as sementes e mudas você poderá cultivar, com base no clima da sua região. Para algumas verduras, pode ser interessante o cultivo em estufa, por diminuir os problemas de pragas. Já as frutas, podem ser cultivadas em um mini pomar, onde você deve respeitar o espaçamento mínimo de 4 metros entre uma árvore e outra, para que todas recebam sol na quantidade certa.
      Espero ter ajudado! Vânia Chassot Angeli, Engenheira Agrônoma.

  2. Saudacoes, tenho um terreno argiloso e gostaria de saber se é possivel fazer se uma plantação de cebola, alho e tomate?

    1. Olá, Anderson! Para alho e cebola são preferíveis solos mais arenosos, mas você pode ter sucesso no cultivo, desde que evite regas excessivas. Quanto aos tomates, o solo argiloso é muito interessante ao cultivo. Faça o cultivo em canteiros ou local preparado previamente, corrigindo o pH do solo com calcário, se necessário. Após o plantio das mudas, faça o tutoramento das plantas de tomate, para que cresçam sem encontrar no solo. Faça adubações regulares ao longo do ciclo, oferecendo os nutrientes que as plantas demandam. Você pode usar adubos orgânicos como estercos e composto disponível na região, ou ainda, adubos sintéticos, comercializados em agropecuárias e floriculturas. Lembre de conferir as indicações de dose e forma de aplicar, conforme o adubo que você escolher.
      Se precisar de mais alguma orientação, pode nos escrever novamente!

  3. Bom dia, Parabéns pelo vosso site. Estou buscando uma espécie de arvore de fruto ou de madeira (para corte) que se dê bem num terreno argiloso que possuo. Preciso de um conselho pois trata-se de um terreno com 1500m2 e pretendo plantar todo com a mesma espécie.
    muito obrigado
    pedro

    1. Olá, Pedro! Recomendamos que você busque por espécies nativas do Brasil, que serão mais adaptadas ao clima e solo da região. Visite um viveiro especializado em mudas de espécies florestais e verifique mais informações sobre as plantas. Alguns manejos ao longo do ciclo podem ser necessários, como poda de desbaste ou destopa, dependendo do espaçamento do plantio. Também pode ser indicado uma análise do solo e correção do pH ou mesmo adubação, para melhor condução da sua plantação. E agradecemos pelo comentário, abraço!

    1. Olá, Ana Paula! Você pode cultivar dezenas de frutíferas, em especial as de clima tropical. Dê preferência para as espécies nativas do Brasil, como Pitangueira, Jabuticabeira, Araçá, Goiaba, Uvaia, e muitas outras. Você também pode cultivar frutas de ciclo curto, como maracujá, mamão, melão, melancia, entre outras.
      Lembre de visitar vários viveiros e floriculturas, escolhendo as mudas mais jovens e mais saudáveis, com raízes e ramos bem formados. Logo após o plantio, regue em abundância por pelo menos 2 semanas, estimulando as plantas a vingarem. Planeje o espaçamento entre elas, considerando a copa na idade adulta, daqui 5 ou 10 anos.
      Observação: Videiras, oliveiras, e outras frutíferas de clima seco preferem solos arenosos, mas também podem ser cultivados em argilosos, desde que não sofram alagamento.
      Se você tiver mais dúvidas, seguimos à disposição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *