Qual é a melhor ferramenta para poda?

Qual é a melhor ferramenta para poda?

Você sabe como escolher a melhor ferramenta para fazer podas? É sobre isso que vamos falar hoje – e você confere também no vídeo do canal da STIHL no YouTube.

O primeiro passo é levar em consideração a espessura e altura do galho. Para um galho de 15 centímetros ou mais, a melhor ferramenta é a motosserra – já que com um serrote, por exemplo, você demoraria mais, faria muito esforço e poderia estragar a ferramenta também. Com a motosserra você consegue alcançar o galho tranquilamente – lembrando que a ferramenta não deve ser utilizada acima da linha dos ombros. A motosserra é muito versátil e serve para cortar outros tipos de galhos, inclusive os mais finos.

As podas em altura, por sua vez, devem ser realizadas por um profissional capacitado. Dependendo do caso, o recomendado é utilizar uma motosserra top handle, ideal para trabalhos em altura.

Existem outras formas de cortar galhos altos, sem precisar da ajuda de cesto aéreo ou escalar. Em situações em que o galho está acima da altura do ombro do operador, com diâmetro fino ou médio, a ferramenta ideal é a motopoda. Basicamente é uma motosserra menor acoplada a um eixo telescópico justamente para cortar aqueles galhos mais altos. Uma facilidade para a motopoda, principalmente se você é um profissional da jardinagem ou um profissional de cuidados com árvores, é o apoio dorsal (usado por Sydney na foto acima). Ele prende e distribui uniformemente o peso da motopoda para o operador.

Por fim, existem aquelas podas de galhos finos, de diâmetros menores. Para esses casos, são duas as opções de ferramentas ideais: as motorizadas e as manuais. Em relação às manuais, é um tipo de trabalho onde se pode utilizar serrotes ou tesouras de poda. Esses equipamentos ajudam na hora de realizar acabamentos ou cortes mais rápidos.

Em relação às ferramentas motorizadas, o cortador de galhos a bateria GTA 26 é uma boa alternativa para galhos pequenos. Ele funciona basicamente como uma motosserra, mas desenvolvido especialmente para cortar galhos de menor diâmetro em uso doméstico. Um ótimo substituto para serrotes, para realizar cortes sem esforço.

E assim como o GTA 26, você também encontra motosserras e motopodas a bateria, que são ótimas opções para uso na cidade em função do baixo ruído. Você consegue realizar serviços em ambientes sensíveis ao barulho, como escolas, hospitais, condomínios e empresas.

Clique nos links e saiba mais sobre as ferramentas para poda usadas por Sydney no vídeo:
– Motosserra MS 180 C-BE
– Motosserra a bateria MSA 161 T (para serviços em altura)
– Motopoda HT 75
– Serrote de poda dobrável PR 16
– Tesoura de poda universal
– Cortador de galhos GTA 26

ATENÇÃO: sempre consulte a norma 16.246-1 da ABNT e a legislação da sua cidade antes de realizar qualquer tipo de poda, seja em área pública ou privada. Em muitos casos, é preciso de uma autorização para esse serviço.

Gostou? Você também pode saber mais sobre podas no Pró-Jardim STIHL, curso online e gratuito da STIHL. Acesse aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *