Qual a diferença entre paisagismo e jardinagem?

Qual a diferença entre paisagismo e jardinagem?

Que a jardinagem tem diversas formas de ser abordada você já sabe. Mas sabe que existe uma área mais técnica que lida com a jardinagem, que pode até ser considerada um ramo da arquitetura? Estamos falando do paisagismo, que vai muito além de somente decorações de espaços públicos. Quer saber quais são as diferenças entre jardinagem e paisagismo? Continue lendo esse post!

A jardinagem, que consiste principalmente em cuidar e cultivar plantas, mas também ornamentando ambientes com as mesmas, com o objetivo de deixar mais confortável e bonito, pode ser tanto uma atividade profissional como recreativa. Engloba conhecimentos científicos, podendo ser também uma forma de arte, pois não deixa de visar a beleza estética dos nossos queridos verdinhos.

Já o paisagismo trabalha de uma forma mais estrategista. O paisagista cuida e cultiva as plantas também, mas tem como principal objetivo harmonizar, projetar e preservar espaços abertos usando as plantas.  É uma forma mais abrangente de trabalhar com jardins, pois o paisagista cria mais que ambientes com o cultivo de plantas e flores, podendo se expandir a ecossistemas como jardins residenciais, áreas livres e urbanas e até mesmo espaços esportivos.

Na hora de criar um novo espaço com um estilo especifico de jardim, o paisagista será útil, pois o profissional terá conhecimentos mais aprofundados sobre ambientes e desenvolvimento para projetos paisagísticos. Já o jardineiro poderá se responsabilizar na hora de desenvolver as técnicas de plantio, de podar, tratar as plantas e fazer a manutenção dos vasos do jardim.

Mesmo sendo duas técnicas bem parecidas, não são as mesmas. E o ideal na hora de colocar aquele projeto que está só no papel em prática é ter o conhecimento desses dois profissionais – juntos eles podem apresentar um resultado completo e que chama muita a atenção pela beleza exposta!

Se você gostou desse artigo, não se esqueça de curtir, comentar e compartilhar com seus amigos! E para aprofundar os seus conhecimentos em jardinagem, inscreva-se no Pró-Jardim STIHL, curso 100% online e gratuito.