Plantas variegadas: o que são? Descubra aqui!

Plantas variegadas: o que são? Descubra aqui!

Certamente você já passou em muitos lugares que continham plantas exuberantes que causavam efeitos diferenciados por sua beleza. Devido a mutação genética de algumas plantas, diferentes tons se mesclam nas folhas estampando-as de maneira única. Essas plantas, chamadas variegadas, são muito utilizadas em diversos projetos de arquitetura de interiores e no paisagismo de espaços externos.

O que são plantas variegadas?

A palavra variegada significa “ter marcações de cores diferentes”. O termo geralmente se aplica a folhas de plantas que apresentam manchas ou estrias mais claras que sua cor, como branco, verde-claro e rosa. As plantas variegadas possuem zonas de coloração diferenciada pela falta de clorofila. O que faz com que isso ocorra é a mutação genética da planta.

Por que as plantas ficam assim?

A variegação é a ausência de clorofila em partes de uma folha. Significa que manchas brancas e amareladas, quando não representam doença (é necessário verificar cada caso), se dão por conta dessa ausência de clorofila. Essa parte que não contém clorofila não permite que a planta faça a fotossíntese, o que deixa ela “estressada” e altera sua coloração.

Quando ocorre naturalmente, é uma mutação que ocorre sem interferência humana, ou seja, a planta perde parte de sua produção de clorofila e se torna uma planta variegada.

Exemplos de plantas variegadas

Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia seguine): para quem não conhecia, a comigo-ninguém-pode é uma das plantas com folhas variegadas mais comuns. Ela é fácil de cuidar e deve ser colocada em vasos grandes devido ao seu tamanho. Esse tipo de planta costuma ser cultivada dentro de casa, e tem o poder de espantar o mau-olhado. Porém, essa planta é considerada tóxica. É necessário certo cuidado, e claro, mantê-la longe de crianças e animais.

Cata-vento de cobre (Aeonium Sunburst): a cata-vento de cobre é uma planta suculenta, pertencente a família das crassulaceae e é nativa da África. É uma espécie bem colorida e que dá flores brancas no verão. É fácil de cuidar e de se ter em ambientes internos, já que ela só pode chegar aos 60 cm.

Hera-da-Algeria (hera Hedera canariensis): essa planta possui folhas verdes com interior ramificado em branco, e é de fácil de ser cultivada. Pode cobrir muros e paredes, servindo de forração, ideal para áreas externas. É uma planta que gosta de sol pleno e meia-sombra, não sendo tão exigente em seus cuidados.

Agora que você sabe mais sobre plantas variegadas, você saberá escolher as plantas ideias para enfeitar sua casa ou seu jardim, deixando os ambientes ainda mais coloridos e com aquele toque lindo da natureza!

Esse artigo ajudou você? Então não se esqueça de curtir e compartilhar com aquele amigo que gosta de plantas. Até a próxima!

Um comentário
  1. Amei saber mais, adoro plantas por isso estou sempre procurando notícias sobre as mesmas. Obrigado.

    1. Ficamos felizes que tenha gostado, Lourdes! E agradecemos pelo comentário, um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *