Pergunta de waldir alves de lima

Nome: waldir alves de lima
Cidade: MAUÁ – AC
Pergunta: boa noite raul por favor me ajude estou com problema meu pe de acerola de repente começou a secar as folhas, ate o mes de janeiro ele havia firmado estava com as folhas bem verdes tudo indicava que daria frutas ainda este ano mas de- repente começou a secar as folhas o que pode ser isso OBS coloquei esterco de galinha salitre do chile por favor me mande a resposta o mais possivél deste ja muito obrigado



Resposta:

Quem me dera!

Waldir,

É muito difícil diagnosticar a causa do problema que sua aceroleira tem. Que está doente é quase uma certeza, já que não acredito que o esterco de galinha ou o salitre do chile o tenham prejudicado, a não ser que as quantidades aplicadas foram exageradas.

O ideal é ver a muda para saber com precisão o que ela tem e, às vezes, é necessario fazer um exame laboratorial para avaliar melhor. Uma foto teria ajudado.

Entretanto posso arriscar algumas das moléstias que a podem estar lesando. Uma é a cercosporiose e o sintoma é o tecido morto com manchas redondas ou irregulares medindo de 1 a 5mm de diâmetro, nas duas faces das folhas, que amarelecem e caem. Os fungicidas a base de cobre controlam esse fungo.

Outro motivo pode ser a verrugose, que ataca, não apenas as folhas, mas também frutos e ramos da planta, causando deformações e queda de folhas. O cobre é também indicado para o combate. A antracnose é uma doença fúngica que aparece com manchas marrons mais ou menos circulares e  novamente o cobre é a solução.

Mas talvez o que está determinando a seca das folhas seja o nematóide, um verme que vive na terra. A acerola é muito sensível ao ataque deles, a planta afetada enfraquece e não desenvolve, mostrando folhas com aparência de queimadas, as raízes encurtam e engrossam e, se não tratada, a árvore tem uma espécie de anemia e morre. O estrato pirolenhoso é indicado para o controle, além do uso de cravo-de-defunto (Tagetes patula) plantado junto ao pé.

Bom, espero ter ajudado!

Abraços,

Data da pergunta: 21/03/2011 19:51:49

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *