Pergunta de Vanessa Néris Bernardino

Nome: Vanessa Néris Bernardino
Cidade: Brasíli – AC
Pergunta: Boa Tarde!

I- Comprei uma Tuia Holandesa em 29/10/11 com aproximadamente 70 cm. Plantei num vaso maior, rego todos os dias e faço adução com NPK 10-10-10. Moro em Brasília, em apartamento sem varanda, por isso ela fica próxima à janela, recebendo apenas luz indireta. Tem uma semana que percebi que ela está secando na parte de baixo, ficando marrom. Será que consigo salvá-la?

II- Aproveitando, quero tirar outra dúvida. Tenho uma Cymbidium amarela que floresceu em julho, após esse período ela começou a secar e cair todas as folhas, porém, parece que está nascendo novas folhas, isso é normal? Assim como a Tuia, ela fica próxima à janela, apenas recebendo luz indireta.

Desde já agradeço pela atenção.
Att, Vanessa Bernardino



Resposta:

Olá Vanessa,

 

A tuia holandesa (Cupressus macrocarpa) é uma conífera de clima temperado ou subtropical que precisa de ambientes externos e ensolarados para desenvolver bem. Não é uma planta para ser cultivada em apartamentos e é possível que a adubação a tenha prejudicado mais ainda.

 

Já o Cymbidium cresce bem com essa iluminação. Evite que o solo do vaso fique muito seco, regue a muda uma vez por semana, sem encharcar e uma vez por mês encharque a planta, mergulhando-a em água de chuva ou filtrada durante 10 minutos para uma reidratação. Deixe escorrer a água em um lugar apropriado. Mensalmente, nos meses quentes, adube com Biofert Orquídeas.

 

Abraços,

 

Data da pergunta: 21/11/2011 13:29:29

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *