Pergunta de Tatiana dias

Nome: Tatiana dias
Cidade: Rio de Janeiro – AC
Pergunta: Olá Raul, primeiramente gostaria de dizer que estou muito encantada com as suas idéias desde que tive o prazer de conhecer o site. Eu estou fazendo curso de jardinagem no senac-RJ e estou adorando. Sempre amei a natureza e agora ainda mais. Pois então, resolvi entrar para pedir sua ajuda. Me mudei para uma casa bem grande recentemente e estou me dedicando ao jardim. O solo é arenoso e parece ser saudável, pois as plantas estão indo bem. Mas estou sem idéia para o seguinte: Ao lado da minha casa tem um prédio de 3 andares e dá vista para o meu terreno. E eu quero muito resolver isso. Então, eu peço a vc que me oriente. Gostaria de árvores ou similares com crescimento rápido (peço me informar o tempo de crescimento) que atinjam mais de 7m, que não tenham raízes agressivas e se possível atraiam pássaros e borboletas (penso em plantas já adultas tb). O espaço para plantio é uma extensão de 13 m e vão beirar o muro. Me indicaram “cariota”, “kaizuca”, mas não sei qual seria a melhor para o meu caso, onde meu objetivo é diminuir-impedir a visão, pois vamos construir um ofurô. Muito obrigada e Parábens.
Segue foto para vc ter uma idéiaOuvir vc falar é um prazer. Abs. Saúde e Paz.



Resposta:

Olá Tatiana,

 

É importante que as espécies escolhidas possuam formas cônicas, ovais ou colunares, para não projetar sombra em demasia. Recomendo-lhe:

 

Mauritiella armata; buriti-mirim

Euterpe oleracea; palmeira-açaí

Wodyetia bifurcata; palmeira-rabo-de-raposa

Caryota mitis; cariota-de-touceira

Cecropia hololeuca; embaúva-prateada

Coccoloba pubescens; cocoloba

Dracena arborea; dracena-arbórea

Ravenala madagascariensis; árvore-do-viajante

Schefflera actinophylla; cheflera

Eugenia brasiliensis; grumixama

Triplaris brasiliana; pau-formiga

Pachira aquatica; monguba

 

Muitas podem ser compradas com um bom tamanho como a: cariota, a rabo-de-raposa, a dracena, a cheflera e o pau-formiga, já a embaúva e a monguba são de crescimento rápido. O ideal é criar um renque harmonizando três ou mais espécies.

 

Abraços,

Data da pergunta: 30/07/2011 22:13:30

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *