Pergunta de Suselaine Portes

Nome: Suselaine Portes
Cidade: Santa Bárbara D Oeste – AC
Pergunta: Caro Raul,
Acabei de descobrir o site e fiquei muito feliz com esse espaço generoso pra quem gosta de plantas e quer aprender mais sobre elas.

Comecei meu “jardim” a pouco tempo – na verdade todas as plantas estão em vasos – e percebo que embora todas estejam muito viçosas elas não florescem tanto quanto eu gostaria: o alisso nunca floriu (embora os botõezinhos se formem, morrem antes de se abrirem a onze- horas tb sempre tem flores mas não em abundância e minhas mini rosas, idem.

Minha cidade é bem quente mas como tenho dois pés de fruta do conde grandes, deixo as de meia sombra embaixo deles e as de pleno sol, no sol… adubo com frequência com farinha de ossos – já li que a adubação pode ser semanal… ou npk 4-14-8 e nada.

Aí fico pensando: será que elas florescem menos por causa das chuvas constantes que temos enfrentado? Estou fazendo alguma coisa errada – a mais ou a menos? ou minhas expectativas são exageradas e aquelas plantas super floridas só existem em floriculturas e em revistas especializadas?

Se puder ajudar a esta novata ansiosa ficarei muitíssimo grata, porque na verdade têm sido difícil encontrar respostas coerentes po aí!

Obrigada



Resposta:

Olha só Suselaine,

você não está fazendo nada errado, aliás, talvez o único equívoco seja a escolha das espécies. O alisso é originário do Mediterrâneo e surge espontaneamente em locais rochosos e altos, próximos ao mar. A onze – horas, embora nativa no Brasil, prefere as regiões serranas do sul do país.

As mini-rosas também gostam de invernos frios e secos e aí, em Santa Bárbara D’Oeste, a temperatura no inverno raramente é menor do que 10° de media, sendo que a partir de agora e até março os termômetros marcam, com freqüência 30° ou mais. Por esse motivo o resedá não é indicado para sua cidade; ele é nativo do Japão, Coréia e N da China, em latitudes similares a Patagônia chilena e argentina.

Então que tal preferir plantas tropicais? Quer umas sugestões?
 

FLORÍFERAS DE BAIXO PORTE

PEQUENOS ARBUSTOS PARA OS VASOS

ARVORES FRUTÍFERAS DE PEQUENO PORTE PARA VASOS

Tomara que seus vasos fiquem lindos!

Data da pergunta: 06/12/2009 19:24:37

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *