Pergunta de sergio weigl

Nome: sergio weigl
Cidade: Itanhaém-São Paulo – AC
Pergunta: Tenho um grande pé de mexerica no quintal ele enche de frutosmaseles não amadurecem a casca parece trincare caem, ela esta carregadissima o ano passado isso aconteceu na primeira florada depois usei não lembro o que que ela vingou deu tanto frutos que o povo fazia fila para encher as sacolas de mercado.
que posso usar me falaram que e “acidez no solo” Itanhaém e uma cidade litoranea dai….por favor me ajude…



Resposta:

Olá Sergio,

Há duas possíveis causas para o seu problema:
1 – Deficiência de cálcio. Quando ocorre esta deficiência os frutos não “seguram” na planta, o que não parece ser o seu caso, visto que relatas ter tido uma excelente colheita no ano passado. Para corrigir deficiência de cálcio e a acidez do solo, recomendamos a aplicação de 0,5 kg/m² de calcário dolomítico na projeção da copa da planta;
2 – Falta de água. Quando a planta passa por alguns dias de estresse hídrico, quando volta a chover ela absorve muita água e a parte interna dos frutos cresce mais rápido que a casca, por isso as rachaduras. Uma solução para isso seria fazer uma irrigação suplementar nos períodos de seca. Sugerimos também fazer um raleamento de frutos, ou seja, tirar uma parte dos frutos bem pequenos quando a planta carregar muito para que não aconteça de produzir demais em um ano e noutro nada.

Esperamos ter auxiliado!
Um abraço,
Equipe Jardim das Ideias
*A resposta contou com a colaboração do engenheiro agrônomo Marcelo Klein

Data da pergunta: 23/01/2014 17:50:35

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *