Limoeiro com folhas enrugadas

Nome: Sergio Melo Dalmeida
Cidade: Belo Horizonte – MG
Pergunta: Tenho um pé de limoeiro. Quando chega o momento de dar limões as folhas ficam enrugadas. Dá a flor do limão, começa a nascer o limãozinho, logo depois eles caem.

Resposta:

Olá! Podem ser várias causas: falta de nutrientes, luminosidade, estresse hídrico ou patologias do tipo fungos, bactérias e até algum tipo de vírus. O ideal é a remover os galhos onde as folhas estão enrugadas com podas de manutenção e realizar uma adubação com terra rica em matéria orgânica. É importante não encharcar o solo.
Para maiores detalhes aconselho que leia o seguinte link, ao qual pode lhe auxiliar: https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Citros/CitrosNordeste/doencas.htm .
Espero ter ajudado.
Fágner Henrique Heldt – Biólogo

 

Um comentário
  1. O meu limoeiro esta com as folhas enrugadas e queimadas,oque devo fazer?

    1. Olá, Weskley. Você pode realizar uma poda de limpeza, cortando todos os ramos doentes rente à base de cada ramo. A planta irá emitir novos ramos, saudáveis e produtivos. Lembre de realizar uma adubação a cada 6 meses, para que a planta cresça de forma saudável e produza bons frutos. Vale ressaltar que se este enrrugamento for causado por uma virose, a planta irá secar e morrer com o passar dos dias, sendo necessário erradicar a planta. Fique de olho para ver como ela reage após a poda.
      Esperamos ter ajudado!
      Um abraço,
      Equipe Jardim das Ideias STIHL
      *colaborou com a resposta a engenheira agrônoma Vânia Chassot Angeli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *