Cuidados com sibipiruna

Nome: Raquel Provenza
Cidade: Rio de Janeiro – RJ
Pergunta: Olá Site Jardim das Ideias!
Comprei uma casa no ano passado e o empreendimento veio de presente com uma sibipiruna no local, bem na minha área externa. Os construtores não poderiam derrubá-la e então passaram um muro por ela e sua base tem um espaço, um canteirinho, mas tem concreto. Gostaria de receber esclarecimentos sobre 1)quão nocivo isso pode ter sido para a vida da árvore/ 2)sobre podas (pois o condomínio já podou duas vezes, uma poda severa de retirada de um dos seus ramificamentos de troncos e ouvi dizer que isso pode matar, mas também ouvi dizer que até 30% dela pode ser cortada sem problemas)/3)sobre orquideas nela> ela tem bromélias bem no alto, mas coloquei recentemente umas orquideas e não sei se vingarão, pois o tronco dela (com muitas lascas) não é o mais indicado para as raízes de orquídeas/ entre outras dicas que possam me dar para tentar preservá-la ao máximo possível!
Fotos dela no link https://goo.gl/photos/6Nst7z7UodvXnZNT7
Agradeço!!
Abraços

Resposta: Olá, tudo bem?
Não é o mais adequado, mas no seu caso a árvore
está aparentemente adaptada. Em relação as podas não aconselho a poda drástica
e nem somente de um lado só, o que pode prejudicar a equilíbrio e fazer com que
a mesma pende para um dos lados. As orquídeas se a árvore não estiver sadia,
podem prejudicar o seu desenvolvimento, por isso talvez em um primeiro momento
não seria interessante colocar, ou se colocar não muitas duas ou três no
máximo.

Espero ter ajudado.

Fágner Henrique Heldt
Data da pergunta: 29/11/2016 13:08:41

Um comentário
    1. Olá, Lidia. É possível sim. Você pode amarrar a orquídea com um barbante macio, sem cortar as raízes ou folhas. Em algumas semanas a orquídea estará aclimatada no novo ambiente.
      Vânia Chassot Angeli, Engenheira Agrônoma.

  1. Boa noite.
    Encontrei um tronco de Sibipiruna com 6 metros de comprimento na rua e trouxe pra casa para plantar orquídeas. Mas, fiz uma pesquisa e não encontro fotos de orquídeas nessas árvores, tenho medo de perder as mudas. Podemos plantar orquídeas em troncos secos de Sibipiruna?

    1. Olá, Cleide. De forma geral não há nenhum problema de incompatibilidade da madeira como apoio para as raízes das orquídeas. Você pode ajudar as orquídeas a se fixarem, amarrando com um barbante macio, de algodão, por exemplo, sem apertar muito. Regue diariamente com borrifador, estimulando as raízes a crescerem. Lembre de posicionar o tronco em local arejado e com boa luminosidade, como se estivesse naturalmente em uma árvore.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *