Pergunta de MARISA LIMA

Nome: MARISA LIMA
Cidade: CAMPINAS – AC
Pergunta: Bom dia , me chamo Marisa e gostaria de fazer uma pergunta , tenho um pé de mexerica enxertada com limão plantei no meu quintal ela cresceu esta com mais ou menos 1,10 de altura só que agora percebemos que suas folhas estão coberta por um melado parecendo açúcar cristal, esse açúcar aparece só na parte de baixo das folhas e por cima fica normal mas quando encostamos vemos que esta colando, o que pode ser e como posso resolver?



Resposta:

Olá Marisa Lima!

Pode ser uma das duas possibilidades ou até mesmo as duas.

Existe a mosca branca (Aleurothrixus floccosus) que na sua grande maioria fica na parte de baixo das folhas em forma de flocos. Essa mosca branca acaba ocasionando o favorecimento do fungo conhecido como fumagina que prejudica a planta.

Para combater a mosca branca use sal, vinagre e sabão. Para fazer, misture cinco colheres de sal de cozinha, 100 mL de vinagre, 50 g de sabão em pó e 5 Litros de água. Misture tudo, coe e pulverize pelo menos uma vez por semana nos locais onde os insetos aparecem.

Verifique também se existe no tronco e/ou em outras partes de sua mexerica manchas brancas com o aspecto de açúcar cristal como relatado, podendo ser a Cochonilha os tipos mais comuns são (Unaspis citri e Pinnaspis aspiditrae) e atacam principalmente os Citrus espalhando um liquido açucarado que também favorece o aparecimento do fungo fumagina.

Para esse caso utilize, 50 mL de óleo mineral em 1 Litro de água e pulverizar.

Outras soluções que na maioria das vezes alcança bons resultado é a calda de fumo ou simplesmente solução de água e sabão.

Abraço e espero ter ajudado.
Fágner Henrique Heldt, Biólogo.

Data da pergunta: 09/10/2014 7:45:58

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *